Governo de SP inicia construção do novo hospital da mulher

O Governador João Doria e o Secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, deram início nesta terça-feira (13) às obras do novo Hospital Pérola Byington, especializado na saúde da mulher, a ser instalado na região da Nova Luz, no Centro de São Paulo.
Anunciada em 2013, a obra começou após resolvidos todos os entraves burocráticos que retardaram por anos a construção do hospital, com apoio do prefeito Bruno Covas, que participou do evento.
“Esta unidade hospitalar do Pérola Byington era um sonho nosso, meu e do Bruno (Covas). Aliás, justiça seja feita, também do governador Geraldo Alckmin, assim como do [ex-Secretário da Saúde] David Uip. As circunstâncias, às vezes, dificultam que o prazo que nós todos desejamos possa ser cumprido na velocidade que queremos. Este novo prédio vai trazer também revitalização para toda esta região. Não é só a questão da saúde, é a recuperação da Nova Luz”, afirmou Doria.
O novo hospital terá investimento total de R$ 307 milhões, além de ampliar a capacidade de atendimento em comparação ao atual Centro de Referência da Saúde da Mulher. A área construída será de 44,4 mil m², com previsão de execução em até 36 meses. O hospital irá oferecer 162 leitos SUS, sendo 10 de UTI. O prédio terá um centro de diagnóstico 60% maior em relação ao atual, 14 salas de centro cirúrgico e seis salas de cirurgia ambulatorial.
Referência em atendimento ginecológico, oncológico e às vítimas de violência sexual, terá ainda áreas de medicina nuclear e tratamento de radioterapia para mulheres com câncer.
Estima-se aumento de 160% no número de cirurgias oncológicas e endoscopias, chegando a 5,2 mil procedimentos, o que colocará o novo hospital como o maior serviço público nacional de atenção a pacientes com endometriose.
A capacidade de atendimento ambulatorial também crescerá, saltando de 8 mil para 12,6 mil atendimentos – um aumento de cerca de 60%. Será mantida a assistência em sete especialidades ofertadas pelo atual Pérola: Mastologia, Câncer Ginecológico, Endometriose, Reprodução Humana, Violência Sexual, Ginecologia de alta complexidade e Patologia de trato genital.
“Esse novo hospital representa o comprometimento da gestão com a saúde pública, entregando um serviço altamente qualificado e especializado para as mulheres paulistas”, disse Germann.
O hospital será instalado em modelo de PPP (Parceria Público-Privada). Do total investido, R$ 184 milhões são provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A PPP prevê planejamento arquitetônico e funcional; construção, compra e instalação completa; manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos hospitalares; e instalação e manutenção de recursos de tecnologia de comunicação e informática. Inclui, ainda, a gestão dos serviços não clínicos, denominados “bata cinza”. A unidade permanecerá totalmente integrada ao SUS e subordinada à Secretaria de Estado da Saúde.
Anualmente, o Pérola recebe mil novos casos de câncer de mama, útero e ovário. No futuro, ampliará em 60% o número de consultas e ciclos de quimioterapia, chegando a 12 mil e 20 mil por mês, respectivamente.

Ampliação da assistência
O novo Pérola também contará com ampliação do setor de atendimento à vítima de violência sexual. O foco será o atendimento humanizado a mulheres adultas e crianças, com equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros. Atualmente, o programa “Bem Me Quer” atende cerca de 4 mil casos de violência sexual por ano, oferecendo pronto-atendimento 24h, incluindo prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.
O “Bem Me Quer” foi criado em 1997, com a Secretaria da Segurança Pública. Prevê a realização de aborto legal e é um modelo de assistência de referência no Brasil e América Latina, reconhecido com prêmio do Banco Mundial em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.