Maternidade Amador Aguiar realiza primeira cirurgia intrauterina

O Hospital e Maternidade Amador Aguiar realizou dia 12/8 a primeira cirurgia intrauterina de sua história. Conforme explicou o superintendente da unidade, o médico Egídio Malagoli, o procedimento se fez necessário para evitar que a incompatibilidade do fator RH do bebê (positivo) com o da mãe (RH negativo) levasse a um quadro de anemia severa da criança, uma menina, que tem apenas 26 semanas (cinco meses) de vida. O quadro poderia ocasionar a “destruição” do sangue do bebê, a chamada eritroblastose fetal.

No procedimento, que durou cerca de meia hora, foi feita a punção no abdome materno, por meio de exame de imagem de ultrassonografia, para localizar o abdome fetal e injetar na criança o sangue tratado (do tipo O negativo) para resolver o problema. A intervenção cirúrgica foi realizada pelo doutor Maurício Saito.

No dia seguinte à intervenção a criança foi retirada do útero por meio de cesariana, em razão de outras complicações da gestante, entre as quais o histórico de hipertensão e diminuição acentuada do líquido amniótico durante a internação, que aconteceu no dia 31/7.

Quando do nascimento, a criança pesava apenas 840 gramas. Esta é a quinta gestação da paciente, de 23 anos, que já teve dois abortos. Ela fez o pré-natal na Casa da Mulher.

Por conta do caso, o superintendente da maternidade destacou a importância que as futuras mães devem dar ao pré-natal. “É fundamental, porque quando a mãe apresenta algum problema de saúde, como a hipertensão, o diagnótico ajuda a tratar a paciente e a evitar complicações no parto. É preciso também ter hábitos saudáveis, com boa alimentação e evitar bebidas alcoólicas”, aconselha.

De acordo com Egídio Malagoli, o índice de mortalidade infantil no Amador Aguiar está abaixo de um dígito, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). É de 9.5 para cada mil nascimentos (referência ano 2018), abaixo da média nacional, que é de 16 para cada mil nascidos vivos.

A Prefeitura de Osasco tem investido nos últimos dois anos para melhorar os serviços públicos de saúde na cidade. No Amador Aguiar, por exemplo, entre outras benfeitorias, a Prefeitura implantou o programa de residência médica (18 estudantes, sendo 6 do primeiro ano, 6 do segundo e 6 do terceiro ano de medicina fazem estágio na unidade), entregou 25 novos leitos comuns e 20 Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), em 2017, e recentemente trocou parte do telhado do prédio.

Segundo Egídio Malagoli, em breve os médicos residentes contarão com duas novas salas, sendo um centro de estudos e uma biblioteca. Também terão à disposição dois quartos (um masculino e outro feminino), dois banheiros, e sala conforto para descanso e refeições.  

A Administração também reformou as alas infantil, recepção e internação do Hospital Antônio Giglio e está reformando as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O prefeito Rogério Lins anunciou recentemente que construirá no Jardim Piratininga,  zona Norte da cidade, o Hospital da Criança, na altura do número 800 da Avenida Getúlio Vargas.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.