INSS vai dar orientações ao público no ContrataSP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar, no próximo dia 25, do ContrataSP, das 9h às 17h, na Expo Barra Funda, Rua Tagipuru, 1001. O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, com a participação de empresas que queiram contratar pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Cerca de 80 empresas confirmaram presença.

As pessoas com deficiência e reabilitados interessados nessas vagas já podem preencher o formulário pela internet, no endereço http://bit.ly/ContrataSP8candidatos. No dia do evento, é necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho e currículo e, no caso dos reabilitados do INSS, laudo ou certificado da Reabilitação Profissional.

INSS – No ContrataSP, os servidores do INSS vão dar informações sobre o benefício de prestação continuada para a pessoa com deficiência, que é assistencial, e sobre aposentadorias, pensão, auxílio-doença, salário-maternidade e como contribuir para ter direito a esses benefícios. Também vão explicar como ter acesso aos serviços disponíveis nos canais remotos do INSS (telefone 135, site gov.br/meuinss e aplicativo para celular Meu INSS).

Pela internet, o trabalhador pode calcular quanto tempo falta para se aposentar por idade e valor do benefício, requerer benefícios e obter diversos comprovantes do INSS, entre outros serviços. Entre os documentos mais solicitados pela internet estão o extrato previdenciário, que traz informações de vínculos de emprego e contribuições recolhidas, e os extratos de crédito consignado e de pagamento do benefício.

O atendimento do INSS faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento previdenciário, por meio de parcerias e ações educacionais.

Participantes – O ContrataSP vem sendo realizado desde o fim de 2017, pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Trabalho e Empreendedorismo, e já está na 8.ª edição. Além do INSS, vão comparecer órgãos públicos e entidades que atuam no atendimento das pessoas com deficiência ou inserção delas no mercado de trabalho, como a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.