Alunos da Emef Alexandrino criam aplicativo de alfabetização para crianças

Os estudantes dos oitavos anos da Emef Alexandrino da Silveira Bueno, do Jardim Silveira, aceitaram o desafio do professor de Informática Paulo Ricardo e se empenharam no desenvolvimento de interessantes aplicativos. 

O tema sugerido foi a criação de APPs que facilitassem a alfabetização de crianças. Os estudantes se dividiram em grupos e uma série de boas ideias foram materializadas. 

 
Usando os chromebooks, os alunos trabalharam nos contraturnos das aulas, na biblioteca e salas de aula, entre outros espaços. Alguns desenvolveram a parte de programação, outros criaram as imagens e, finalmente, excelentes ideias para softwares foram efetuadas. 

De acordo com a aluna Rillary Rebeca dos Santos Gomes, participar da criação do aplicativo foi muito positivo. “Pesquisamos muito sobre os temas e cada um do grupo assumiu uma função. Este tipo de trabalho é muito bom para a nossa aprendizagem”, disse. 

Para a criação dos aplicativos, os alunos utilizaram a plataforma Inventor, uma parceria do Google com a maior universidade de tecnologia do mundo, o MIT – Massachusetts Institute of Technology. 

De acordo com o professor Paulo Ricardo, incentivador da proposta, durante os 5 meses do projeto, os alunos foram criativos, trabalharam em equipe e utilizaram recursos como os chromebooks e a sala de informática para realizar os trabalhos. “Os alunos adoraram, pois aproveitaram essa aula ‘extra’ para aprenderem algo novo e que tem muito a ver com o universo deles: a tecnologia”, contou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *