Casa do Empreendedor Jurandir Paes abre mais de 3,8 mil MEI’s em 2019

A Casa do Empreendedor de Osasco “Jurandir Paes”, órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, oferece atendimento gratuito para Microempreendedores Individuais (MEIs). A Casa é uma das mais rápidas do país quando o assunto é abertura de empresas, com um tempo de cerca de 25 minutos para concluir a formalização, desde que haja a apresentação dos documentos necessários: RG, CPF, título de eleitor, certidão de casamento, comprovante de endereço e certificado de curso da área de atuação.

Em 2019 foram abertas 6.142 empresas, sendo 3.839 só de MEIs, entre janeiro de setembro. Os números aumentam a cada ano. Em 2017 e 2018 foram abertas 5.407 empresas (sendo 2.862 MEIs) e 6.191 (sendo 3.641 MEIs), respectivamente. Ou seja, cerca de 450 novas empresas por mês.

Esse resultado contribui para o desenvolvimento da cidade, que cresce a cada ano, produz mais riqueza e traz ao município grandes oportunidades, como a geração de empregos.

Segundo pesquisa da Urban System/2019, encomendada pela Revista Exame, Osasco ocupa o 8º lugar no ranking das melhores cidades para se investir. O município ocupa também a 6ª posição no ranking do PIB do país (R$74 bilhões), à frente de várias capitais, e a 2ª posição no PIB do Estado de São Paulo. Osasco tem o segundo maior polo comercial do Estado: o Calçadão da Rua Antônio Agú e ruas próximas.

O município também é sede para grandes empresas, entre elas o Mercado Livre, iFoord, Rodoborges, FEMSA, Dafiti (Marketplace), Uber (filial), HBR Aviação, Sem Parar, Bradesco, entre outras.

Localizada no coração de Osasco, na Rua Dr. Mariano J. Marcondes Ferraz, 260, no Centro, a Casa do Empreendedor possui uma estrutura que centraliza em um só lugar serviços disponíveis ao empreendedor, realizados por meio de entidades parceiras, na área da formalização de empresas como capacitação e gestão empresarial, orientação sobre financiamentos e/ou microcrédito orientado, cursos e consultorias jurídica e contábil. O microempreendedor pode contar também com intermediação de mão de obra para a empresa, emissão de certificação digital e assinador on-line de documentos.

No portal http://www.casaempreendedor.osasco.sp.gov.br/ é possível ainda acessar serviços on-line como emissão de alvará de funcionamento, solicitação de cancelamentos, solicitação de diferentes tipos de alterações como o número de colaboradores e o nome/razão social, pesquisar CNAE, emitir certidão negativa, formulários para licença de comércio eventual/comércio ambulante, entre outros.

A Casa do Empreendedor tem como objetivos, além de ajudar o empreendedor na abertura de sua empresa, muni-lo de mecanismos de sustentabilidade e longevidade, ajudando-o a ter prosperidade nos negócios.  

Segundo Paulo Contim, titular da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (STUDE), a Casa do Empreendedor tem papel importantíssimo na cidade, pois ela é a porta de entrada para os empreendimentos que aportam por aqui.

“Temos a orientação do prefeito Rogério Lins de facilitar a vida de quem queira investir no município e fazemos isso diminuindo a burocracia e integrando processos e departamentos todos reunidos num só local. Quem quiser abrir sua empresa e estiver com os documentos em ordem sairá em condições de operar o seu negócio em poucos minutos”, destacou Contim.

Alexandre Maria, diretor da Casa do Empreendedor, reforçou que a celeridade no processo oferece mais confiança aos empreendedores. “A partir do momento que eliminamos burocracias e oferecemos melhores condições para as empresas, conseguimos alcançar a confiança dos empresários para se instalarem em Osasco”.

A diretora de Desenvolvimento Econômico da secretaria, Thays Assunção Monteiro, reforça a importância das parcerias no processo e eficiência dos serviços prestados. “Desenvolver um trabalho em parceria com empresas, entidades e a sociedade civil organizada tem sido a forma mais eficiente de ampliarmos nossa capacidade de ofertar serviços públicos de qualidade e alavancar diversas atividades de fomento para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Com respeito, responsabilidade e seriedade temos conseguido excelentes resultados para quem empreende ou deseja empreender em Osasco”, afirmou.

Para que tudo funcione perfeitamente, a Prefeitura conta com a parceria da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SP), Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), Conselho Regional de Contabilidade – Regional Osasco (CRC Osasco), Sincomércio, FITO, Banco do Povo, Portal do Trabalhador da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETR), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Castelo), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), CIEE, Fatec Osasco, entre outros parceiros.

Para mais informações sobre serviços ligue no telefone (11) 2182-1358, falar no Departamento de Fomento e Atividade Empresarial.

Serviço

Casa do Empreendedor de Osasco “Jurandir Paes”
Endereço: Rua Dr. Mariano J. M. Ferraz, 260, Centro
Contato: (11) 2182-1358
E-mail: casadoempreendedor@osasco.sp.gov.br/

Documentos para abertura de MEI: RG, CPF, título de eleitor, certidão de casamento, comprovante de endereço e certificado de curso da área de atuação.

Site: http://www.casaempreendedor.osasco.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.