Professora da rede pública de Parnaíba concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação

Katia Rodrigues utilizou a metodologia MenteInovadora para despertar o afeto no aprendizado da geometria dos alunos do C. M. Hortência Alves dos Santos; Concurso abriu votação popular na segunda (16)

O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou nesta segunda-feira (16) qual projeto da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba (SP) foi selecionado entre os 10 melhores de todo o Brasil e passará por votação popular. A seleção reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas. Para ajudar a iniciativa de Santana de Parnaíba a vencer, basta clicar aqui e votar .

A professora Katia Rodrigues, do Colégio Municipal Hortência Alves dos Santos, desenvolveu um projeto para estreitar os laços afetivos enquanto ensinava geometria para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A educadora decidiu ilustrar a história “O Lobo e As Ovelhas” utilizando dobraduras. “Após a produção do livro, também apresentei aos alunos vídeos e brincadeiras relacionados ao tema da história para que eles pudessem levar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para a sua vida cotidiana”, explica Katia.

Votação popular

Outros 9 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.

O prêmio Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes se preparem para ter controle emocional tanto na vida pessoal quanto profissional.

“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.