MASP abre inscrições para cursos de férias

Desde o início deste mês, o MASP Escola está oferecendo cursos de férias de curta duração, voltados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo que tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições. As aulas duram em média de 4 a 5 dias.
Na segunda-feira, 17/02, terá início o curso coordenado pela professora Juliana Ferrari Guide, formada em História da Arte pela UNICAMP – Universidade de Campinas, onde também realizou seu mestrado. Sob o tema “Trajetórias Extraordinárias: Mulheres dos Séculos 16 e 17” e na esteira da recente exposição “Histórias das Mulheres”, realizada pelo MASP em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso propõe o estudo de cinco artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi. O módulo será composto de 4 aulas (17,18,19 e 20 de fevereiro), das 19h. às 21h., no MASP, Av. Paulista, nº 1578.
De acordo com a coordenadora do curso, Juliana Guide, a cada aula será discutido a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas. A seleção de artistas que ocuparam diferentes espaços sociais permite dar conta também de diferentes vivências possíveis para mulher artista no começo da Idade Moderna. Do silêncio dos conventos para a opulência das maiores cortes europeias, passando pelas então jovens academias de desenho e pintura, pelo burburinho dos centros mercantis e pela solenidade das cidades universitárias.
“A reflexão sobre a obra destas criadoras permitirá também entrever nuances da vida em Roma, Florença, Veneza, Nápoles, Bolonha, Cremona e Madrid no período em questão”, ressaltou Juliana Guide, que acabou de chegar de uma visitação ao Museu do Prado, em Madrid, considerado o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo, apresentando belas e preciosas obras de arte. Ela, que  é filha do vereador Mário Luiz Guide e de Helena Maria Ferrari, está cheia de novidades para contar aos seus alunos.
Para maiores informações/inscrições acesse: /www.masp.org.br/masp-escola/cursos-de-ferias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.