Prefeitura de Osasco anuncia novas medidas de prevenção ao Coronavírus

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou novas medidas protocolares em relação ao COVID-19. As informações constam no Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), edição nº 1815, nesta segunda-feira, 16.

Atualmente existem 30 casos suspeitos notificados. Destes, somente 6 (seis) tem critérios (sinais e sintomas e mais histórico de viagem ou contato com suspeito).  Até o momento já foram descartados 12 casos por critério laboratorial.

É importante ressaltar que a cidade não possui nenhum caso confirmado de coronavírus.

De acordo com o Decreto, ficam suspensos em âmbito municipal:

– todo e qualquer evento público, incluída a programação de equipamentos culturais, esportivos e dos parques municipais.

– as aulas serão suspensas gradativamente na rede municipal de ensino e também na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), entre os dias 16 e 20/3, exceto as aulas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que serão suspensas já na segunda-feira, 16/3.

– a partir do dia 23/3, às aulas em todas escolas municipais, que inclui Creches, EMEIs e EMEFs e FITO estarão suspensas. Para as escolas particulares do município, a orientação é que adotem as medidas.

– outra medida adotada é com relação a alimentação das crianças e adolescentes das unidades escolares, que serão mantidas, mediante avaliação da Secretaria de Educação.

– atividades esportivas e atividades para a terceira idade, estarão suspensas a partir de segunda-feira, 16/3.

– jogos já agendados nos ginásios e estádios municipais acontecerão de portas fechadas, para não prejudicar o calendário das competições já em andamento.

– as férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco estão suspensas até 15/5.

Sobre os atendimentos na rede de saúde municipal:

– Os atendimentos a casos suspeitos são realizados nas UPAs Centro, Vila Menck e Jardim Conceição, com reserva de leitos de enfermaria e UTI com isolamento.

– toda a rede de atenção primária está orientada a fazer o devido acolhimento de pacientes em casos suspeitos, oferecendo a eles a orientação adequada dependendo de cada caso em específico.

– o presente decreto recomenda que o setor privado no âmbito do município adote medidas similares com o intuito de evitar a propagação do COVID-19.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, a administração pública está trabalhando incessantemente para a contenção da disseminação do COVID-19 na cidade.

“São medidas cautelares e preventivas. E tudo aquilo que for necessário e recomendado, a cidade de Osasco adotará”, explicou o prefeito.

PREVENÇÃO

O COVID-19 é transmitido por espirro, tosse e gotículas de saliva. Os sintomas mais comuns são tosse, febre e dificuldade para respirar.

A prevenção contra o coronavírus é responsabilidade de todos. Seguem algumas recomendações de prevenção importantes:

– lave as mãos constantemente, com água e sabão ou álcool gel. Lave os dedos, o espaço entre eles, o dorso das mãos, as unhas e o pulso.

– mantenha dois metros de distância de qualquer pessoa tossindo ou espirrando e evite locais de aglomeração.

– evite tocar os olhos, nariz e boca, sem lavar as mãos antes.

– ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz com o antebraço (não com as mãos) ou com lenço descartável.

– evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

– mantenha os ambientes bem ventilados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.