Doria anuncia ‘retomada consciente’ a partir de 1º de junho

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (27) o que chamou de “retomada consciente” da atividade econômica no estado de São Paulo em coletiva que está sendo realizada desde 12h no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital. Conforme já havia sido mencionado a flexibilização ocorrerá de forma gradual e heterogênea, de acordo com a evolução da pandemia em cada região.

“Hoje é um dia particularmente importante para São Paulo e para os 46 milhões de brasileiros de São Paulo. É o dia em que estamos anunciando a retomada consciente a partir do dia 1º de junho”, afirmou o governador. “A partir de 1º de junho por 15 dias, manteremos a quarentena, porém, com uma retomada consciente de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo.”

A definição da retomada das atividades é estabelecida pelo Plano São Paulo. O plano prevê cinco níveis de restrição, calculados com base em cinco critérios. Dois destes critérios são relacionados à capacidade do sistema de saúde: a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o número de leitos de UTI a cada cem mil habitantes. Outros três critérios se referem à evolução da epidemia: número de casos, de internação e de óbitos.

As cinco para retomada de atividades consideradas pelo governo estadual são:

  • Fase 1 (alerta máximo): fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
  • Fase 2 (controle): fase de atenção, com eventuais liberações;
  • Fase 3 (flexibilização): fase controlada, com maior liberação de atividades;
  • Fase 4 (abertura parcial): fase decrescente, com menores restrições;
  • Fase 5 (normal controlado): dase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos).
    A cidade de São Paulo se encaixa na fase 2, assim como as cidades da região de Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Sorocaba.
    A Grande São Paulo está enquadrada na fase 1, que abrange também as regiões da Baixada Santista e de Registro.
    A fase 3 valerá para os municípios da região de Bauru, Presidente Prudente, Barretos e Araraquara/São Paulos. Ainda não há municípios nas fases 4 e 5.
    Fonte :R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.