Pirapora lança programa de teste em massa para coronavírus

Testes serão aplicados em pessoas assintomáticas no início de julho. Meta da Secretaria de Saúde é testar 10% da população, identificando focos dos casos para combater a doença de maneira ainda mais eficaz

Por Comunicação Pirapora do Bom Jesus

A Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus divulgou oficialmente seu programa de testes em massa para identificar casos de coronavírus na cidade. Os testes serão aplicados em pessoas assintomáticas já no início de julho com o objetivo de identificar focos dos casos para combater a doença de maneira ainda mais eficiente. A meta inicial da Secretaria de Saúde é testar 10% da população.

O programa de testagem em massa de Pirapora será dividido em quatro etapas, atendendo 500 pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença em cada uma delas, totalizando 2 mil testes, o equivalente a 10% da população. A primeira etapa será realizada entre os dias 1 e 15 de julho.

“A Organização Mundial da Saúde já disse que o teste em massa é a maneira mais eficiente de controlar a doença que somado as outras medidas que também estamos tomando como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e campanhas de conscientização, têm impacto direto na redução de casos”, afirmou o prefeito Gregorio Maglio.

Em Pirapora, participarão do programa de teste em massa uma pessoa assintomática por família. A intenção da medida é identificar eventuais focos da doença. Aqueles que testarem positivo para a Covid-19 e seus familiares serão isolados para evitar a proliferação do coronavírus, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. Dessa forma, a prefeitura pretende minimizar o avanço da doença e proteger os grupos mais vulneráveis. Os testes serão realizados em domicílio, pelas equipes de Saúde.

“Nosso objetivo é frear o crescimento de casos e achatar a curva de infecção. Pirapora é uma cidade pequena e tenho certeza que esse programa vai dar certo. Testando 2 mil pessoas, vamos atingir 40% das famílias piraporanas. Peço aos moradores que receba bem nossos profissionais de saúde porque eles vão passar de casa em casa pra realizar esse trabalho que vai nos ajudar a traçar o perfil epidemiológico da doença e assim pensar em políticas mais brandas de isolamento social”, completou Gregorio.

Fotos: Gilberto Labriola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.