Osasco permanece na fase amarela por determinação da Justiça

A Justiça concedeu uma liminar para a cidade de Osasco permanecer na fase amarela da flexibilização econômica durante a quarentena. O município da Grande São Paulo tinha sido rebaixada para a fase laranja de classificação na última sexta-feira (8).

A decisão foi do juiz titular da 2º Vara da Fazenda Pública de Osasco, Olavo Sá Pereira da Silva. “A atenção do Município é bem mais focada e baseada em dados reais fidedignos e apontam para uma classificação epidemiológica mais branda. Além disso, há erros metodológicos no levantamento estadual, como o cômputo de mortes com efeito retroativo e o fato de considerar as transferências internas como novas internações”, diz o juiz.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado disse vai analisar a decisão para adotar as medidas cabíveis. “A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por intermédio do Secretário Marco Vinholi, tem dialogado com o prefeito de Osasco para o cumprimento do Plano São Paulo, que estabelece uma regra comum para as 645 cidades paulistas sobre a evolução da pandemia e ocupação hospitalar. A divisão por áreas leva em consideração cidades que são polos regionais e servem de referência para o atendimento médico dos municípios do entorno. Isso otimiza o controle dos índices de saúde e monitoramento de contágio em todo o estado.”

A decisão do Plano São Paulo rebaixou três das sete cidades da Região Oeste da Grande São Paulo: Osasco, Barueri e Itapevi. As prefeituras não receberam bem a notícia do rebaixamento e afirmaram que iriam manter o comércio aberto, mesmo com a recomendação do governo do estado para adoção de medidas mais restritivas.

A Prefeitura de Osasco alega que vem registrando queda dos índices de uso de respiradores e de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fatores que não justificam o rebaixamento.

“O reconhecimento na Justiça não significa que vamos desrespeitar as normas de Vigilância. Ao contrário, devemos evitar aglomerações, usar máscara, álcool em gel e sair às ruas só para ações necessárias. Nos protegermos para reduzirmos ainda mais a disseminação do coronavírus. Combater o coronavírus é uma batalha de todos”, afirmou o prefeito Rogério Lins (Podemos).

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.