Capital e Osasco têm nova etapa regional do torneio de xadrez online da Fundação CASA

Por causa da pandemia da Covid-19, partidas virtuais entre adolescentes de 19 centros acontecem na quarta (09/09)

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 19 centros socioeducativos nas cidades de São Paulo e Osasco participam na próxima quarta-feira (09/09), às 13h, nova etapa regional do I Torneio Estadual Online de Xadrez da Fundação CASA. Agora, eles representam centros da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), uma das oito administrações localizadas da Instituição. 

O Torneio já teve 15 edições com partidas presenciais, cujas finais nos últimos anos ocorreram no Ginásio do Pacaembu, na capital paulista. Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, pela primeira vez acontece virtualmente, por meio da plataforma Chess.com. Os quatro primeiros colocados representarão a Divisão na etapa estadual. 

Nathan (nome fictício), de 18 anos, internado no CASA Ouro Preto, no Complexo da Vila Maria, é um dos adolescentes que concorrerá. Da capital paulista, ele cumpre internação há cerca de oito meses. É filho único e a mãe, sua responsável, recentemente foi demitida de uma loja de shopping que fechou devido à pandemia. 

Entre os centros socioeducativos do Complexo Vila Maria participam ainda os CASAs Bela Vista, Governador Mário Covas, Belém, São Paulo, Vila Guilherme, João do Pulo, Nova Vida e Nova Vida.  

Já do Complexo Raposo Tavares, participam adolescentes internados nos centros socioeducativos Cedro, Ipê, Nogueira e Nova Aroeira; além dos CASAs Jardim São Luiz I e II, Pirituba e Vila Leopoldina, localizados nas zonas Oeste e Sul. 

Da cidade e Osasco, disputam o Torneio dois adolescentes privados de liberdade nos CASAs Osasco I e II. As partidas acontecem a partir dos próprios centros socioeducativos, utilizando computadores com acesso à internet.  

O Torneio utiliza a disputa pelo sistema suíço, com quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem duração máxima de 15 minutos pela plataforma Chess.com. 

Os selecionados se juntam a outros 28 adolescentes que se classificarão nas disputas que acontecem nas outras sete divisões regionais da Fundação CASA até a primeira quinzena de setembro.  

Na fase estadual, serão 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição disputando o troféu de campeão. O Torneio Estadual é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA. 

Etapa regional (DRMNO) do I Torneio Estadual Online de Xadrez da Fundação CASA 

Data: quarta-feira (09 de setembro), das 13h às 17h 

Local: em 19 centros socioeducativos na capital – CASAs Ouro Preto, Bela Vista, Governador Mário Covas, Belém, São Paulo, Vila Guilherme, João do Pulo, Nova Vida, Nova Vida, Cedro, Ipê, Nogueira, Nova Aroeira, Jardim São Luiz I e II, Pirituba, Vila Leopoldina e Osasco I e II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.