Projeto do HCor dá apoio aos profissionais do SUS durante a pandemia

Além de promover diagnóstico cardiológico mais rápido, a iniciativa prestou teleorientação e qualificou mais de 7 mil profissionais do SUS

A chegada da pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para o Sistema Único de Saúde. Além de ser um vírus pouco conhecido, os pacientes graves necessitam de cuidados que muitas vezes não são simples, como o manejo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda.

Para dar apoio durante este momento, o projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, do HCor, se mobilizou para qualificar profissionais e dar apoio no atendimento e diagnóstico de pacientes do SUS em mais de 390 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de 22 estados brasileiros.

Com início em 2009, o projeto do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, surgiu com o objetivo de realizar exames de Eletrocardiografia (ECG) qualificado, por meio de aparelhos móveis distribuídos em UPAs e unidades do SAMU. Além de promover o diagnóstico mais rápido em situações de urgências cardiovasculares, para áreas remotas do país, o projeto também realiza a teleinterconsulta cardiológica em casos de infarto agudo do miocárdio e arritmias cardíacas e avaliação de desfecho clínico após 48 horas do laudo.

A chegada da pandemia

Para dar um apoio ainda mais robusto durante a pandemia da COVID-19, o projeto enviou equipes para diversas regiões brasileiras, a fim de qualificar mais de 7 mil profissionais de saúde quanto ao uso de ventiladores mecânicos.

Além da base teórica e prática para o manejo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda, o Programa também promoveu a teleorientação multiprofissional à pacientes e profissionais do SUS e o telemonitoramento diário de UPAs quanto ao perfil de atendimento a pacientes infectados ou com suspeita da COVID-19.

Desempenho e qualidade

Desde 2016, a iniciativa também monitora indicadores de desempenho e qualidade assistenciais de cardiologia em 19 hospitais do SUS, através do Programa Boas Práticas em Cardiologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, American Heart Association e Ministério da Saúde, via PROADIS-SUS.

O coordenador do Programa de Boas Práticas em Cardiologia, Dr. Fábio Taniguchi, explica que “O objetivo do programa é promover o melhor cuidado do paciente cardiológico, centrado nas oportunidades de melhorias de processos e resultados hospitalares que agregam incremento na performance de indicadores de qualidade relacionadas ao melhor tratamento das doenças do coração ” .

Ao longo do Programa BPC é possível identificar além da melhora na adesão do serviço de saúde aos indicadores avaliados, a melhoria de desfechos clínicos como a qualidade de vida e percepção de saúde em cerca de 11 mil pacientes. No final de cada ano, são entregues Selos de Reconhecimento de Centros em Excelência em Cardiologia, nos níveis bronze, prata, ouro e diamante, totalizando até o momento 59 selos já entregues as instituições participantes.

Benefícios para o SUS

Com mais de 1,2 milhão de ECGs laudados e quase mil profissionais capacitados para atender emergências cardiovasculares, a iniciativa do HCor dá apoio amplo e essencial para melhorar ainda mais os serviços de cardiologia no SUS.

O Subcoordenador de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Minas Gerais, Dr. Luiz Guilherme Passaglia, conta que o hospital já possuía algumas linhas de cuidado bem estruturadas, mas sem o monitoramento de indicadores. “O BPC trouxe a possibilidade do monitoramento em tempo real, permitindo intervenções pontuais para solucionar falhar que víamos naquele momento, aumentando ainda mais a qualidade no nosso serviço” aponta.

Entender que o cuidado ao paciente não necessariamente necessita de alta tecnologia e sim da implementação de boas práticas nos processos diários é uma das fortalezas do Programa. Essa atividade de monitoramento de indicadores e autoavaliação ainda é um ponto que carece muito de atenção no âmbito do SUS“, conclui Dr. Luiz.

Sobre o PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne cinco hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. O PROADI-SUS é uma contrapartida pela imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se, entre outros, a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: https://hospitais.proadi-sus.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.