Campeão da Copa São Paulo e playoffs do Paulista, Basket Osasco fez história em 2020

Para o basquete osasquense o ano de 2020 foi de aprendizado, mas a temporada pode ser considerada histórica para o basquete masculino. A temporada teve o 1º título profissional do basquete masculino na história da cidade. Em 2021, a Coruja representará o Estado no Brasileirão.

Após cumprir o período de quarentena por conta da Covid-19, a Coruja disputou pela sexta vez consecutiva o Campeonato Paulista, um dos torneios mais fortes do país. Todos os jogos foram realizados sem a presença de público, seguindo protocolo elaborado pela UNIFESP e aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. A volta aos trabalhos contou com o apoio da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.  

Sob o comando do técnico João Ricardo Lourenço, o Basket Osasco não apenas fez grande campanha no Paulista, classificando-se pela segunda vez seguida para os playoffs do Estadual, como também levantou a taça da Copa São Paulo, primeiro título profissional do basquete masculino na história da cidade. No Quadrangular disputado em Sorocaba, o time venceu os dois jogos que disputou – contra Liga Sorocabana (64 x 56) e Tatuí (88 x 61). 

“Um título no momento em que estamos vivendo, durante a pandemia, nos trouxe muita alegria. Foi um feito histórico para o esporte de Osasco, mostrou que nosso trabalho é sério e que estamos no caminho certo”, destacou João Ricardo, que além de técnico do time adulto é o diretor-executivo do projeto Basket Osasco.

Em 2021, a estreia no cenário nacional

A próxima edição do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), terá início em 13 de fevereiro de 2021 com a presença de 12 equipes, que irão representar seis estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo, que terá o Basket Osasco como único representante. 

Além da Coruja, que fará sua estreia no cenário nacional, estão confirmados Botafogo-RJ, Joinville Basquete-SC, Black Star-SC, Brusque Basquete-SC, Blumenau Basquete-SC, ADRM Maringá-PR, Londrina Basketball-PR, NBPG Ponta Grossa-PR, União Corinthians-RS, Vila Nova-GO e Vultures Anápolis-GO.

O Brasileirão 2021 manteve o formato de disputa da edição de 2020, cancelada por conta da pandemia da Covid-19. As equipes serão divididas em duas Conferências: “Gerson Victalino” e “Hélio Rubens Garcia”, jogando entre si em turno e returno.

Os dois primeiros de cada conferência vão direto para as quartas de final. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão realizadas em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão brasileiro.

Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das Conferências, bem como datas das fases do Campeonato Brasileiro e informações sobre transmissões.

“Em 2021, além de participar pela primeira vez do Brasileirão, a Coruja deverá jogar o Campeonato Paulista pelo sétimo ano consecutivo.  Isso mostra a força do basquete osasquense”, comentou o secretário Rodolfo Rodrigues Cara. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.