Poupatempo completa quatro meses de retomada dos atendimentos presenciais

70% dos atendimentos realizados desde a reabertura foram feitos pelos canais digitais do Poupatempo  

Neste sábado (19), os postos do Poupatempo completam quatro meses de retomada gradual dos atendimentos presenciais. Todas as unidades fecharam em março, como medida de prevenção à Covid-19. 

Entre os meses de agosto e dezembro, o programa já prestou mais de 6,3 milhões de atendimentos, sendo 2,1 milhões presenciais e 4,2 milhões pelos canais digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a renovação da CNH, com 1,2 milhão, licenciamento de veículos, com 1 milhão, e pesquisa de pontuação, com 610 mil solicitações. 

Já os atendimentos mais solicitados nos postos desde a reabertura, foram os de RG, com mais de 763 mil pedidos; CNH, com cerca de 545 mil solicitações; e Certificado de Registro de Veículo (CRV), com aproximadamente 64 mil documentos entregues. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento de data e horário, que pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Para Murilo Macedo, diretor da Prodesp, o período de pandemia acelerou a digitalização dos serviços. “Em quatro meses já realizamos 6,3 milhões de atendimentos, destes, quase 70% foram feitos de maneira online. Com a quarentena, investimos nos canais digitais e isso facilitou a vida do cidadão, que não precisa mais se deslocar até uma unidade do Poupatempo, podendo fazer tudo de maneira fácil e rápida, no conforto e segurança de casa. O futuro está nas novas tecnologias e na digitalização dos nossos processos”, destaca Murilo.  


O diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani, ressaltou a incorporação dos serviços do Detran. “Trabalhamos diariamente para uma melhoria contínua dos serviços destinados aos motoristas de São Paulo. O Detran hoje faz parte do Poupatempo e juntos vamos conseguir levar um atendimento de excelência para toda a população do estado, com a ampliação de novos postos do Poupatempo e com investimentos nos serviços digitais”, diz Ernesto. 

Todos os postos reabriram com todas as medidas e protocolos sanitários, seguindo as diretrizes do Plano SP, para garantir a saúde e segurança de colaboradores e usuários, minimizando os riscos de transmissão do novo coronavírus.   

A capacidade de atendimento foi reduzida nas unidades, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como solicitação de RG, transferência interestadual e mudança de características do veículo, por exemplo.  

Outras, mais de 90 opções, como a solicitação da Carteira de Trabalho, seguro desemprego, renovação de CNH, IPVA, licenciamento e transferência de veículo, devem ser feitas de forma remota, pela internet, nas plataformas digitais do programa 

Para ser atendido, é obrigatório ter horário agendado, fazer uso de máscara, realizar medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante.  A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação. A presença de acompanhantes só é permitida somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. 

Todas as informações, endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser consultadas no site www.poupatempo.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.