Delegacia da Mulher de Itapevi completa seis meses, com média de 120 ocorrências mensais

Novas instalações promovem bom atendimento e melhor acolhimento de mulheres, crianças e adolescentes, vítimas de violência

Inaugurada em agosto passado, as modernas instalações da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi completaram seis meses, em novo endereço (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva 890), no Jardim Santa Rita, mesmo prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

“A mudança foi muito positiva, porque este prédio foi especialmente projetado para as necessidades do nosso atendimento, o que permitiu um acolhimento mais eficiente e com mais privacidade às mulheres, crianças e adolescentes, vítimas de violência”, explicou a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi, Priscila Camargo Campos Gonçalves.

A DDM Itapevi funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e registra 120 ocorrências por mês. Além do atendimento às mulheres, a delegacia também atende crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual.

Ocorrências

Segundo a delegada, atualmente, as principais ocorrências são de lesão corporal, ameaça, injúria e estupro de vulnerável.

Além do atendimento presencial na DDM, as ocorrências também podem ser registradas pelo sistema online, na Delegacia Eletrônica  (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Ao fazer o boletim online, as ocorrências são prontamente atendidas.

O registro online não está disponível, entretanto, em caso de estupro, cuja ocorrência deve ser feita na própria Delegacia da Mulher, no seu horário de funcionamento, ou pelo plantão na Delegacia de Polícia de Itapevi.

Estrutura

O prédio da DDM Itapevi oferece um ambiente planejado e acolhedor para as vítimas de violência e permite mais agilidade ao trabalho da equipe. A estrutura contempla recepção ampla com brinquedoteca, plantão de atendimento e salas de apoio para agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar e advogados que acompanham as ocorrências, além de cartórios, salas de investigação, sanitários e carceragem provisória para acusados.

A delegacia conta com a Sala Lilás, que oferece acolhimento com mais conforto e privacidade para as mulheres, e a Sala de Escuta – ambiente lúdico planejado onde as crianças, vítimas de violência, são ouvidas por profissionais especializados.

A unidade funciona no mesmo endereço que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, juntamente com a base da Guarda Municipal de Itapevi. Essa proximidade deu mais agilidade ao trabalho, que muitas vezes é realizado em conjunto com as equipes da GMI.

Disque 100 ou disque 180

Caso qualquer cidadão presencie uma violência praticada contra mulher, criança ou adolescente, deve ligar no Disque 100 ou Disque 180 que as denúncias serão encaminhadas para a DDM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.