“Memória em Risco” retrata a situação do Museu de Osasco

Novo documentário de diretor osasquense pode conter últimas imagens do interior do casarão centenário, maior patrimônio histórico da cidade.

No próximo dia 19 de fevereiro, aniversário de 59 anos de Osasco, será lançado no YouTube “Memória em Risco”, novo filme de Raffa Bittencourt (Eu, drag isolada, 2020). O minidoc é o primeiro de uma série que será lançada como parte do “Identidade: Oz”, projeto de resgate da memória cultural da cidade por meio do audiovisual. “O vídeo é a melhor e mais duradoura maneira de preservar a história, acho justo que Osasco tenha esse registro de sua cultura”, destaca o diretor.

O filme acompanha uma visita guiada no interior do Chalé Bricola, que desde a década de 70 abriga o Museu de Osasco. A narrativa conta ainda com uma entrevista da então responsável pela unidade, Edileusa Malfetti. “Vi de perto o trabalho da Edileusa na conservação do casarão, e o filme também registra essa luta”.

Segundo Raffa, as imagens usadas no minidoc eram originalmente parte de um longa metragem gravado em 2018, e conta com outras entrevistas de importantes personagens da cultura osasquense. “Aproveitamos o tempo livre da pandemia e redescobrimos esse conteúdo que estava engavetado. Considerando que o Museu continua na mesma situação, achei importante entregar esse presente para o aniversário da Cidade, já que ninguém poderá visitar o Chalé tão cedo”.

Em 2017, o Chalé Brícola, casarão que abriga o Museu de Osasco desde a década de 70, foi interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento do teto, permanecendo fechado desde então.

Curta metragem: MEMÓRIA EM RISCO

Gênero: Documentário

Sinopse: Durante uma visita guiada ao Museu de Osasco em 2018, constatamos as condições de preservação do nosso patrimônio histórico. Estaria nossa memória em risco?

Ficha técnica: RB PRODUÇÕES apresenta um filme integrante do projeto IDENTIDADE:OZ “MEMÓRIA EM RISCO” com Edileusa Malfetti. Direção de Fotografia LAIS BITTENCOURT Produção de arte ANDRÉ MONTEIRO Pós produção ANDERSON LIMA Roteiro e Direção RAFAEL BITTENCOURT

Link trailer: https://youtu.be/NqtAFhwiWE8

Filme disponível a partir de 19/02 no YouTube (Canal da Produtora: RB Produções)

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=eBXlumV_-m8  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.