Guarda responsável é condição básica para adoção no CEPAD

O ato de adotar um bichinho de estimação não envolve somente amor, mas também – e principalmente – muito comprometimento. Ele deve ser alimentado, respeitado, ter um ambiente limpo e adequado que lhe sirva de abrigo do clima (sol, chuva e vento), vacinado e ter um acompanhamento com o médico veterinário. É preciso considerar também o carinho e, no caso dos cães, passeios diários, mesmo que seja por pouco tempo. Essas ações fazem parte de um conceito que norteia a adoção de animais, a chamada Guarda Responsável.

Isso é levado muito a sério em Barueri. O CEPAD (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) dá todas as orientações e exigências aos interessados que querem levar um dos animais para casa. A vantagem de adotar pelo CEPAD é que todos os gatos e cachorros já são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados.

Para adotar é preciso apresentar um documento com foto, assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo em cuidar adequadamente de seu novo amiguinho e nunca abandoná-lo. Lembrando que abandono e maus-tratos são considerados crimes que ferem as leis de âmbitos federal (9.605/1998) e municipal (2.588/2017, artigos 21 e 24).

Todos os animais, mesmo aqueles com idade avançada e condição especial, podem oferecer todo amor e lealdade. Muitas vezes, esses pets não recebem tanta atenção, mas quando lhe é dada uma oportunidade, eles sabem retribuir à altura. Quando for adotar algum deles, vá de coração aberto, sem qualquer limitação, e essa chance pode ser o recomeço de uma vida plena e de muita companhia e afeto.

A médica veterinária Adriana Boni, do CEPAD, fala da responsabilidade de ter um animal em casa e suas recompensas. “A adoção de um animal de estimação é uma decisão importante e que exige responsabilidade, mas é recompensada com muito amor. Devemos lembrar que um cão ou gato vivem em média 15 anos e durante esse tempo teremos que garantir seu bem-estar, considerando alguns aspectos: tempo disponível para brincar e passear, custo com alimentação, higiene e saúde. Além disso, toda a família precisa concordar com a adoção”, comenta a profissional.

Thaís Carola da Silva, que adotou o cachorrinho Bento, detalhou sua experiência e o dia a dia com o pet. “Bento tem tornado não só os meus dias, mas de toda a família, mais coloridos. Não tem dia sem risada, sem alguém correndo atrás dele ou ele correndo atrás de alguém. Minha filha Heloísa, de 6 anos, também tem se sentido muito mais feliz com o amigo Bento, eles são a parte mais feliz da casa. A experiência tem sido ótima”, garante a tutora.

Quer adotar?
O CEPAD I abre para adoções todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, das 9h às 16h. Ele fica localizado na Rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4198-0819. Após a adoção, um médico veterinário comparece na casa do tutor para avaliar as condições e o estado de saúde do pet. Lembrando que os adotantes podem realizar o acompanhamento da saúde deles no CEPAD de forma gratuita, por meio de agendamento prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.