Osasco busca parceria com estado para Centros Culturais na zona Norte

As secretarias de Habitação e de Cultura de Osasco buscam parceria com a Secretaria de Estado de Cultura envolvendo dois equipamentos viabilizados em conjunto pelas pastas: Casa da Cultura do Colinas D’Oeste e o futuro Centro Cultural do Rochdale, ambos na zona Norte.

Os secretários Pedro Sotero (Habitação) e Cláudio da Locadora (Cultura) apresentaram na segunda-feira, 7/6, os espaços culturais aos representantes da secretaria estadual: Dennis Alexandre Rodrigues, coordenador de Formação Cultural, e Celso Nomoto, engenheiro do Grupo de Projetos e Obras.

As vistorias foram um desdobramento de reunião online entre o prefeito Rogério Lins e o secretário estadual da Cultura, Sérgio Sá Leitão, também com a participação do deputado estadual Edmir Chedid, no último dia 25, e que deu o pontapé inicial às negociações pela parceria.

“Agora, tivemos a oportunidade de mostrar à equipe da secretaria toda a estrutura da Casa da Cultura do Portal D’Oeste e também como ficará o Centro Cultural do Rochdale, que está com as obras bastante avançadas. Acredito que já temos esses equipamentos instalados é um ponto positivo na negociação, porque ela não vai envolver construção por parte da Secretaria Estadual”, explica Pedro Sotero.

Os dois centros culturais foram viabilizados como parte de projetos de urbanização das áreas onde estão instalados. No caso da Casa da Cultura, ela integrou a urbanização do Morro do Socó. Após a construção, passou a ser gerida pela Secretaria da Cultura de Osasco. Já o Centro Cultural integra o projeto, em andamento, de urbanização e canalização do Rochdale, realizado pela Secretaria de Habitação. Ele contará com salas para oficinas e cursos de diversas modalidades artísticas, além do primeiro Cinema Público de Osasco.


“São equipamentos com grande potencial para transformar essas regiões. A urbanização de áreas é o melhor caminho para dar não só moradia digna às pessoas, mas também para garantir acesso à qualidade de vida, incluindo cultura e lazer. Com a adesão da Secretaria Estadual da Cultura, o projeto do prefeito Rogério Lins de levar cultura e lazer aos moradores de todos os cantos da cidade ficará ainda mais forte e abrangente. Esperamos em breve ter uma resposta positiva”, completa Pedro Sotero, lembrando que, no caso do Rochdale, a urbanização também inclui obras contra as enchentes, saneamento básico, regularização fundiária, construção de moradias e implantação de paisagismo, praças, quadras e academias ao ar livre.

O secretário da Cultura, Cláudio da Locadora, também está otimista quanto à parceria. “Um trabalho conjunto com a Secretaria Estadual da Cultura vai trazer muitas melhorias para a Casa da Cultura do Portal D´Oeste, que é um equipamento importantíssimo para a região. E também vai fortalecer o trabalho no futuro Centro Cultural do Rochdale”, avalia.

Também acompanharam as vistorias os secretários adjuntos Alex da Academia, da Habitação, e Paulinho Samba de Rua, da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.