Meio Ambiente de Barueri intensifica ações sustentáveis da Agenda 2030

O investimento em desenvolvimento sustentável faz de Barueri um dos municípios mais destacados do Brasil. Com projetos voltados à Agenda 2030, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) tem intensificado ações de ampliação de áreas verdes, por meio dos parques urbanos, fortalecimento da coleta seletiva e fiscalização ambiental.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Barueri adotou essa agenda global pelo desenvolvimento sustentável, por meio da Lei 2.603/2018.

Apesar da pandemia da Covid-19, o trabalho na cidade não parou. No mês de “do Meio Ambiente”, celebrado em junho, a Sema apresentou vídeos sobre o aterro sanitário (desativado em 2005), descarte de eletrônicos, medicamentos, papa-pilhas e coleta seletiva; além de lives sobre proteção aod animais domésticos, energias renováveis e arborização urbana.

Na terça-feira, 29, acontecerá a live sobre o tema “Fazendo a diferença” com Jordânia Pereira, presidente da Cooperativa Unindo Forças, e o educador ambiental Thiago Alves Lopes. O assunto terá transmissão on-line pelo Instagram e Facebook. O evento ocorrerá vinte e quatro dias após o Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho), encerrando assim a programação da Secretaria para o mês neste ano.

Em outros momentos, neste e em anos anteriores, o trabalho de cunho ambiental no município é também reforçado com o desenvolvimento de parcerias. É o caso, por exemplo, do ODS Barueri – núcleo da sociedade civil apartidário, ecumênico e plural da nação brasileira. 

Existente há sete anos, o ODS Barueri nasceu em conjunto com a secretaria. “Fizemos o planejamento estratégico juntos, entre o núcleo ODS e o Comitê Barueri Cidade Sustentável. O trabalho em conjunto está relacionado à troca de dados e informações do município e o apoio mútuo na realização de ações e eventos”, explicou Yara Garbelotto, diretora do Departamento Técnico de Planejamento Ambiental da Sema.

Na parceria, segundo a gestora, vale ressaltar o fortalecimento da relação. “O ODS Barueri, enquanto sociedade civil organizada, pode cobrar ações e iniciativas da prefeitura. Já a Sema, enquanto governo, fornece respaldo para as ações e contribui trazendo para o diálogo os outros setores de governo, quando são necessários”.

Núcleo
O ODS Barueri foi criado em abril de 2014, quando a Agenda era a dos Objetivos do Milênio (ODM). O núcleo traz como grande motivação ser um espaço de diálogo, troca de experiências e participação nas políticas públicas. “Temos o envolvimento de todos os setores: público, empresarial, terceiro setor (ONGs), instituições de ensino, líderes comunitários, o cidadão”, destacou a coordenadora Roberta Carvalheira.

Em suas ações, o núcleo realiza seminários, oficinas, mostras de projetos, workshops, mesas redondas, participações em eventos de parceiros e encontros de trabalho para disseminar e trabalhar a Agenda dos ODS. E Roberta faz um convite: “quem quiser ter ideia da amplitude de nossas ações e das parcerias é só acessar nosso canal Youtube, que tem vídeos com resumo de nossos encontros, lives, webinar realizados desde 2018. Pode nos acompanhar também no Instagram e Facebook”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.