Barueri assina termo para implementar programa de apoio às famílias da cidade

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria Municipal da Família, promoveu um encontro que reuniu o prefeito Rubens Furlan, a deputada federal Bruna Furlan e a doutora Angela Gandra, Secretária Nacional da Família, entre outras autoridades.

Realizado na manhã desta quarta-feira, 7 de julho, o evento marcou a assinatura do termo de cooperação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Família, com a cidade, para a implementação do programa ‘Famílias Fortes’, com a proposta de fortalecer os vínculos da família barueriense.

Para Furlan, é uma grande honra receber a doutora Angela Gandra para um momento tão especial, como a implantação do programa. “Desde a criação da Secretaria da Família, estamos trabalhando para promover ainda mais ações com a proposta de melhorar as relações  parentais da população da nossa cidade. E como o secretário Silvio Macedo é muito engajado nessa questão, ele vem desenvolvendo um trabalho brilhante, que culminou na vinda da doutora Angela, que é uma figura muito reconhecida por sua atuação na Secretaria Nacional da Família. Para a cidade será muito importante intensificar esse trabalho de fortalecimento das famílias.”

Presente ao evento, a deputada federal Bruna Furlan reconheceu a família como a célula mais importante da sociedade. “Agradeço a visita da secretária, em nossa cidade, pois sabemos da importância do seu trabalho, em Brasília, e também que estamos vivenciando um marco em Barueri, pois estamos iniciando um projeto de políticas públicas muito importante para fortalecer ainda mais os laços parentais da população, pela proteção das famílias. Sabemos do problema com drogadição e sei que, por meio do programa, apresentaremos grandes resultados, porque só vence quem não desiste”, discursou. 

Durante sua passagem por Barueri, a Secretária Nacional da Família agradeceu a oportunidade de instituir o programa ‘Famílias Fortes’, na cidade, além de reconhecer Barueri por inovar ao ser uma das primeiras cidades brasileiras a instituir a Secretaria Municipal da Família.

“Barueri é a terceira cidade do Brasil a ter uma Secretaria da Família e isso é de grande valor para a população e para toda a região. É a primeira vez que o Brasil tem um Ministério da Família e saber que isso está chegando às cidades, é muito gratificante”, explicou Angela Gandra. 

Atualmente, no Brasil, existem três Secretarias Municipais da Família. A primeira delas foi instituída na cidade de Blumenau (SC), a segunda em Pompéia (SP), e a terceira em Barueri (SP), primeira cidade da região a criar esse canal de ação com a população.

Programa Famílias Fortes

Por meio dele, serão instituídas ações com o objetivo de promover ações de fortalecimento dos vínculos familiares para prevenir problemas como o uso de drogas, abusos e outras violências, além de reduzir a criminalidade juvenil e a evasão escolar.

“O programa visa abrir o espaço para o diálogo, de modo que pais e mães possam treinar suas qualidades parentais para estarem mais presentes na vida de seus filhos. Tudo isso por meio de um programa realizado em sete encontros semanais, com duração aproximada de dois meses”, contextualiza Angela Gandra.

Segundo Silvio Macedo, Secretário Municipal da Família de Barueri, as atividades do programa serão iniciadas nas próximas semanas. “Vamos indicar facilitadores para receber a capacitação da Secretaria Nacional da Família e, posteriormente, eles irão aplicar o programa com as famílias da cidade”, garante.  

Outras informações sobre o programa e inscrições para participar podem ser obtidas na Secretaria da Família, pelo e-mail: sefam@barueri.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.