Programa Amigo Pet aproxima a sociedade de animais abandonados em Barueri

Lei Municipal nº 2.845, de 12 de julho de 2021, institui o programa Amigo Pet na cidade de Barueri.

Idealizado com a proposta de possibilidade de pessoas físicas e jurídicas, além de fabricantes de artigos, medicamentos e alimentos para pets, realizarem doações para ajudar animais em situação de abandono acolhidos por protetores independentes e ONGs que atuam nessa causa.   

Para contribuir com o programa, basta entregar a doação na unidade I do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), localizado na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos, em Barueri. Todas as doações serão encaminhadas aos protetores e instituições cadastradas.  

Programa Amigo Pet incentiva que pessoas físicas e jurídicas ajudem animais abandonados (Foto: Ricardo Santos / Secom)

Já os protetores que atuam na causa animal ou institutos especializados que precisam desta ajuda devem, enquanto pessoa física ou ONG, ter seu endereço de atendimento em Barueri para procurar o Cepad I. Lá, irão passar por uma entrevista e entregar a documentação solicitada. Uma vez aprovados e cadastrados, já passam a receber as doações. Mas vale lembrar que a ajuda está limitada à quantidade e à disponibilidade dos itens recebidos por doação.  

Além do projeto Amigo Pet, o Cepad já realiza, quando há disponibilidade, a doação de medicamentos, ração e outros itens a protetores e ONGs.   

Doações podem ser entregues no Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Foto: Ricardo Santos / Secom)

A médica veterinária do Cepad I, Paula Nunes, conta que o Centro, os protetores e as ONGs fazem a sua parte, mas cabe a cada pessoa também contribuir não abandonando seus pets, seguindo os critérios da adoção responsável e tirando esses animais de situações de risco.  

“O Cepad, juntamente com os protetores de animais da cidade de Barueri, empenha-se para retirar das ruas cães e gatos em situação de risco ou sofrimento, porém, o mais importante é o compromisso da população em garantir que os seus animais estejam em segurança dentro de suas casas e que sejam castrados, evitando o abandono. A conscientização da população quanto à guarda responsável é fundamental para alcançarmos nosso objetivo de bem-estar animal.”, destaca.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.