Sema distribui papa-pilhas em pontos estratégicos para descarte responsável

Na semana passada, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) distribuiu cinco recipientes conhecidos como papa-pilhas.

Instalados em locais estratégicos da cidade, os papa-pilhas vão viabilizar o descarte responsável dos dispositivos.

Os locais contemplados são os parques municipais Dom José (Vila Porto/Boa Vista), Ecológico  (Alphaville) e Taddeo Almeida Cananéia da Silva (Pq. Imperial), Viveiro Municipal e Senai.

Eles têm por objetivo receber pilhas e baterias pequenas, descartadas após o uso em aparelhos eletrônicos, para que sejam encaminhadas posteriormente à reciclagem e, com isso, evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Esse tipo de dispositivo é composto por metais pesados, como chumbo, mercúrio, níquel e cádmio que, além de altamente poluentes, causam danos à saúde.

Papa-pilhas foram instalados em cinco pontos (Foto: Geovane Bassan / Sema)

Outros setores da municipalidade já possuem esses recipientes, como a própria Sema, a Câmara Municipal, as Secretarias de Serviços Municipais (SSM), Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Suprimentos, o Ganha Tempo, o Paço Municipal, o Parque da Maturidade, o ITB do Jardim Paulista e o CRAS do Jardim Silveira.

O coordenador municipal para coleta seletiva da Sema, Geovane Bassan, conta que, no futuro, a intenção é atender novos órgãos da municipalidade com os recipientes coletores. “A ideia é que todas as unidades do ITB, demais secretarias e outros pontos de circulação de pessoas, como terminais de ônibus, por exemplo, recebam os papa-pilhas, expandindo a rede de coleta desses materiais”, diz.

Pilhas possuem metais que contaminam o meio ambiente (Foto: Geovane Bassan / Sema)

Após os papa-pilhas atingirem sua capacidade máxima, as pilhas e baterias são encaminhadas para a SSM, que, por sua vez, repassa a uma empresa especializada que faz o tratamento correto dos resíduos e o descarte seguro dos materiais.

Essa prática vem ao encontro da Resolução 257 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que determina aos fabricantes inserirem nos rótulos de seus produtos dados sobre o risco do descarte incorreto de baterias e pilhas no lixo comum. Ela cumpre também o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010, que incentiva a prática de logística reversa junto às empresas, governos e consumidores no encaminhamento desses materiais aos fabricantes, além de cooperativas e instituições de catadores de materiais recicláveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.