A EXPOSIÇÃO “THEODOR PREISING – UM OLHAR MODERNO, SÃO PAULO” REÚNE FOTOGRAFIAS RARAS E ICÔNICAS DA METRÓPOLE PELAS LENTES DE THEODOR PREISING

A MOSTRA ESTREIA NO DIA 27 DE JULHO, NA UNIBES CULTURAL, EM SÃO PAULO, COM CURADORIA DO PESQUISADOR RUBENS FERNANDES JUNIOR

Recém chegado da Alemanha, em 1923, Theodor Preising desembarcou em terras tupiniquins aos 40 anos de idade, e se instalou no Guarujá, litoral sul de São Paulo, onde trabalhou como revendedor de cartões postais, máquinas e produtos fotográficos. Após quase 100 anos de sua chegada, os paulistanos recebem a exposição “Theodor Preising – Um Olhar Moderno, São Paulo”, que estreia em 27 de julho na Unibes Cultural, produzida por Douglas Roberto Aptekmann, bisneto e detentor do acervo de Theodor Preising.

A mostra reúne um expressivo conjunto de fotografias da cidade de São Paulo, de autoria de Preising, ao mesmo tempo em que mostra o vigoroso progresso urbano da emergente metrópole, esta exposição busca reconhecer um olhar que se distancia da simples documentação e se aproxima das estratégias imagéticas da modernidade fotográfica. Quase nada escapou do seu olhar atento e diferenciado. Sua obra é referência para todos aqueles que pesquisam e são capazes de perceber a importância de sua fotografia, tanto do ponto de vista cultural, quanto do ponto de vista do documento e da memória urbana.

Sua educação formal foi iniciada e concluída na Alemanha, onde manteve um estúdio em que realizava fotografias de eventos sociais e retratos. Ao chegar, já tinha conquistado a excelência técnica e a maturidade profissional, que permitiram sua rápida inserção no comércio e na atividade fotográfica.

Theodor Preising chegou ao Brasil no entre – guerras – 1923 foi o ano da grande desvalorização da moeda alemã – com a finalidade de se instalar profissionalmente. Em nenhum momento, ele vacilou em relação ao seu objetivo que, diferentemente de outros imigrantes, era aproveitar seu conhecimento e experiência para atuar como fotógrafo. Tanto é que sua inserção no mercado se deu através da comercialização de produtos fotográficos e cartões postais, iniciativas que asseguraram rapidamente seu reconhecido mérito na área.

Fotógrafo independente, editor de seus cartões postais seriados e álbuns fotográficos numerados de tiragem limitada, ele se destacou no mercado e reforçou sua condição de autor e controlador da produção e distribuição da sua fotografia. Sua cartofilia traz registrado sua assinatura “TP” e os “Direitos Reservados”, atitude incomum dentre os muitos fotógrafos que atuaram nesse segmento entre as décadas de 1920 e 1940. Isso lhe conferiu um profissionalismo e uma posição diferenciada na produção fotográfica do período.

Sua produção de cartões postais foi volumosa e incluiu São Paulo, Santos, São Vicente e Guarujá, Paraná e Rio de Janeiro. Em outras cidades brasileiras essa produção foi quantitativamente menor. Também participou das atividades do Foto Cine Clube Bandeirante – concursos temáticos, exposições e os primeiros salões – e teve suas fotografias publicadas em diversos catálogos no Brasil e no exterior.

Sua fotografia traz implícita uma geometria singular, onde fica clara a importância da sua rígida formação na educação fotográfica. Possuía uma versatilidade técnica que viabilizou a criação de imagens bem definidas, nítidas e equilibradas que o aproximava dos princípios da fotografia moderna, comprovada pela sua capacidade de tornar extraordinário o cotidiano ordinário.

Ao olharmos para parte de sua produção realizada na cidade de São Paulo, é possível identificar alguns índices dessa modernidade fotográfica – ângulos inusitados de captação, cortes ousados, diferenciação no enquadramento, geometrização dos registros, posicionamento incomum da câmera, enfim uma série de procedimentos que estavam sincronizados com as atitudes de um novo olhar sobre o mundo visível, de uma nova fotografia. Ele sabia muito bem como explorar o contra-luz e foi um pioneiro nas vistas aéreas da capital paulista.

SERVIÇO

Exposição “Theodor Preising – Um Olhar Moderno, São Paulo”

Unibes Cultural – São Paulo

Data: 27 de julho a 28 de agosto

Visita para imprensa – 26 de julho

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do Metrô

Entrada gratuita

Funcionamento: Terça a sexta-feira das 14h às 19h

Informações para agendamento: (11) 98442-9811 ou (11) 96692-2627

Informações: www.theodorpreising.com.br / (11) 3065-4333 ou pelo e-mail luciaaptekmann@gmail.com 

O espaço segue todos os protocolos de segurança contra a Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.