Câmara comemora 200 dias da atual legislatura

Apesar da pandemia, legislativo mantem fiscalização de serviços em alta e apresenta boa produção de projetos.

A XV Legislatura (2021/2024) da Câmara Municipal de Osasco completou 200 dias na última terça-feira (20). Mesmo sob a influência da pandemia do Covid-19, que exige o cumprimento de uma série de protocolos para evitar a proliferação do vírus, os parlamentares osasquenses mantiveram o ritmo dos trabalhos e comemoram os resultados conquistados.

O balanço deste primeiro semestre mostra que os vereadores osasquenses apresentaram 78 projetos, mais de 6 mil indicações, 286 moções e votaram 29 vetos. No período, foram realizadas 16 sessões Ordinárias.

“Apesar da pandemia do Covid-19, que alterou a rotina da Câmara, nós do Poder Legislativo estamos nos esforçando para vencermos a crise provocada por essa doença para podermos avançar nas questões que são fundamentais para a população. Já estamos realizando as sessões presenciais, mas ainda sem público presente, transmitidas apenas online, mas permitindo a participação dos cidadãos através dos comentários das redes sociais. Conseguimos nos adaptar para realizarmos os trabalhos da melhor maneira possível”, comentou o presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), que também vê de forma positiva os trabalhos desenvolvidos. “Percebemos que todos estão focados em suas ações e estão cumprindo as funções que lhe cabem com coerência e assertividade”.

De proposição dos parlamentares, foram apresentados 78 projetos de Lei, seis projetos de Decreto Legislativo e outros quatro de Resolução.

Esta legislatura foi marcada por 52,4% de renovação dos parlamentares. Um dos vereadores mais experientes está em sua quarta legislatura. Ele é Josias da Juco (PSD), atual 1º vice-presidente da Casa e que avalia positivamente esses 200 dias de trabalho. “Passamos por um momento muito importante, pela renovação de mais da metade dos vereadores e também por estarmos no combate à pandemia. Desde a posse estamos sendo cautelosos, cumprindo todas as orientações da vigilância epidemiológica”.

Para Josias, essa nova legislatura tem sido bem ativa e tem votado projetos importantes como a regularização das Frentes Parlamentares e a inclusão de Osasco no consórcio de cidades brasileiras para adquirir conjuntamente vacinas e insumos, visando à imunização da população contra o coronavírus. “Começamos o ano com as sessões online. Felizmente, sob a orientação do presidente Ribamar Silva, que providenciou um retorno seguro, voltamos às sessões presenciais recentemente, apesar de ainda não termos a presença do público. E os vereadores estão sendo muito ativos em todas as atividades”, comentou Josias.

Em sua primeira legislatura, Julião (PSB) comentou sobre a dificuldade da “aproximação com a população devido aos cuidados necessários de distanciamento”. Para o vereador, dias melhores virão. “A pandemia está sendo controlada através da força tarefa de vacinação. A cidade de Osasco está de parabéns pela eficácia do Poder Executivo no combate e controle do coronavírus. Com certeza, o Legislativo tem se empenhado bastante nessa luta que é de todos nós”. Em relação aos seus primeiros 200 dias de mandato, o parlamentar fala que a experiência tem sido ímpar. “Foram dias de muito aprendizado. Neste período procurei atender a população, de uma forma geral, com suas demandas e necessidades. Foram atendidas e encaminhadas no primeiro semestre cerca de 250 solicitações dos munícipes entre indicações, moções e ofícios, além da realização de vistorias, fiscalizações, acompanhamento dos serviços e sugestões ao poder executivo”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.