Escadão no Centro de Itapevi é revitalizado e obra é inaugurada

Espaço conta com grafite e nova iluminação, além de garantir mais segurança e embelezamento à região comercial

A Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (18), as obras de revitalização do Escadão Cultural Nelson Bernardes, no Centro da cidade, que liga a Rubens Caramez, na altura do número 196, com a via acima, a Alameda Michelotti e uma travessa da Rua Pedro Luís Garcia.

Com cerca de 300 metros quadrados, a obra é realizada com recursos da iniciativa privada, sem custo para a Prefeitura. No local foram instalados três postes com a nova iluminação de LED – mais econômicas e duráveis – com seis luminárias com lâmpadas de 150 watts de cada lado.

Foram colocados também 11 holofotes do piso voltados para cima, que poderá receber iluminação temática nas campanhas desenvolvidas pelo município, além de grafite e paisagismo moderno. A obra é parte do Plano de Metas desenvolvido pela Prefeitura para o quadriênio 2021-2024.

Para o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), a reforma do espaço atende a um pedido antigo da população e dos comerciantes. “Esse é um importante equipamento de cultura e do comércio da cidade. O Nelson é parte da nossa história de emancipação político administrativa. A obra significa a materialização do nosso coração e do nosso sentimento em homenagem a um cidadão que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Para Iara Bernardes, filha de Nelson, este foi um momento especial para toda a família. “Muita gratidão pela obra entregue. Onde estiver, meu pai está muito feliz e realizado. Itapevi hoje está de cara nova, conectando passado, presente e futuro pela modernidade“, explicou.

O filho José Bernardes Neto, destacou espaço como importante epicentro cultural. “Este lugar reuniu, no passado, muita cultura, esporte e alegria e estou animado que meu pai tenha recebido essa homenagem porque era um incentivador do avanço de Itapevi e este novo escadão vai trazer com certeza muitas coisas boas para o cidadão”, avaliou.

Além dos dois filhos, o evento contou com a presença da irmã de Nelson Bernardes, Shirlei Bernardes Moreno, do sobrinho, Marcos Moreno, e da esposa, Sueli Fávaro, além dos netos de Nelson, João Gabriel e Marina Carolina, e da sobrinha de Nelson, Mônica Bernardes. A inauguração contou com a apresentação da Banda Municipal de Itapevi.

Modernidade e beleza

De acordo com a empresa responsável pela execução das obras, além de trazer beleza ao local e melhor acesso às ruas, a cidade tem agora mais um lugar onde crianças, jovens e adultos poderão curtir o espaço para bate-papo, fazer leituras e apreciar o paisagismo, com um espaço bonito, convidativo e iluminado.

Com ponto atrativo e diferenciado, os comerciantes contam com maior circulação de pessoas. O piso é em cimento e recebeu pintura nas cores concreto, azul e vermelho. Nas áreas de arquibancada o piso é em cimento queimado.

O grafite pintado é em formato de mosaico pela empresa responsável. O paisagismo, aliás, tem estilo contemporâneo, confinados em muretas de 40 cm com acabamento em concreto polido e resinado.

As palmeiras receberam iluminação independente. São 12 palmeiras da espécie locubas, de 4 a 6 metros, flores agapantus e primaveras, além de grama.

Sobre Nelson Bernardes

Nascido em 11 de outubro de 1935, foi filho do casal Marcolina e José Bernardes. Muito cedo, começou a trabalhar com o pai José Bernardes no comércio da família, na Praça Carlos de Castro.

Estudou no colégio paulista João Coke até a quarta série do antigo ginásio. Amava matemática e artes. Por volta de 1968, se estabeleceu na avenida Roselândia, hoje Avenida Rubens Caramez, 50, em frente ao Escadão, que agora foi batizado como seu nome. Onde era o comércio hoje funciona a loja Renata Calçados.

Foi nesse local que montou o Bar e Café do Nelson, em 1970, sempre atendendo à clientela carinho e dedicação, até a data de seu falecimento, no dia 18 de junho de 1985, aos 49 anos, deixando a esposa Jacira e os filhos Larinha e José Bernardes.

Nelson era um entusiasta as artes em Itapevi. Patrocinava as fanfarras com lanches, refrigerantes e chocolates. Ele era conhecido por levar atividades musicais no trecho de seu comércio e o escadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.