Barueri lança Programa Cidade Sustentável

Reconhecido internacionalmente como o 36º município mais sustentável do Brasil, Barueri se destaca ainda por ocupar a 1ª posição, no mesmo ranking, entre os municípios da região oeste da grande São Paulo e a 2ª posição entre os municípios do Estado.
Os dados são do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), lançado em março deste ano, pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre tantos avanços e conquistas, Barueri lançou hoje (23/09) o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o propósito de articular ações que cumpram na cidade as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Barueri foi uma das primeiras cidades brasileiras a assinar a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.
Durante o lançamento, realizado no Centro de Eventos, o prefeito Rubens Furlan disse acreditar na força da união para transformar a vida das pessoas e garantir um futuro digno para todos. “Aqui em Barueri a gente sente o problema e só assim podemos trabalhar para mudar as coisas. Nós trabalhamos em parceria e contamos com o trabalho e a dedicação de cada secretário, vereador e funcionário da prefeitura, para fazer mudanças para o povo da nossa cidade. Posso dizer com segurança que Barueri já cumpre todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Precisamos de uma nova geração e eu tenho falado para meus amigos, secretários e vereadores: vamos cumprir a nossa parte e torcer muito para que os outros façam a parte deles. Posso dizer que estou muito feliz por essa conquista e reitero meu compromisso de que iremos trabalhar muito para que Barueri seja uma cidade cada vez melhor”, discursou Furlan.
Presente ao evento, a deputada federal Bruna Furlan se emocionou e disse estar orgulhosa do que está sendo construído pela atual gestão em benefício da população de Barueri. Em seu discurso, ela chamou a todos para participar da causa pela sustentabilidade. “Sei que cada um de nós pode fazer muito por cada um desses 17 objetivos. Sempre encontrei muita resistência e eu faço meu trabalho para que o povo não sofra mais e que não tenha tantas dificuldades. Tenho orgulho por saber que trabalhei e que estou trabalhando muito por essas metas e também me sinto feliz por saber que tem tanta gente boa com o mesmo objetivo. Porque as pessoas vivem nas cidades, por isso que esse compromisso assumido por Barueri hoje é tão importante para toda a população da nossa cidade”, declarou a deputada.

Programa Cidade Sustentável
O programa tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Desenvolvido por uma rede de mais de 200 organizações da sociedade civil, o programa considera o contexto atual de intensa urbanização que observamos no Brasil e no mundo. Estimativas da ONU indicam que em 2030, 60% da população mundial estará morando em cidades, e este índice deve subir para 70% até 2050. No Brasil, 85% da população já está vivendo em cidades, de acordo com dados do IBGE.
Para o secretário de obras e vice-prefeito, Beto Piteri, ele e o prefeito Rubens Furlan têm um pensamento alinhado no que se refere ao Programa Cidade Sustentável. “A gente vê tantas coisas que afetam o mundo e ver esse trabalho que nós estamos prestando só mostra a dedicação e o amor que temos por Barueri. Eu tenho orgulho de poder dizer que nós já estamos trabalhando em todos esses objetivos e conquistando a melhoria da vida de cada cidadão barueriense, o que reflete em toda nossa região e no país.”
Em 2015, a ONU propôs aos países-membros, entre eles o Brasil, combater os principais problemas globais, por meio de uma agenda que estabelece metas, compromissos e prazos a serem cumpridos até 2030.
A ‘Agenda 2030’, como ficou conhecida, visa a erradicação da pobreza e o desenvolvimento econômico, social e ambiental à escala global.
O Programa Cidade Sustentável conta com a participação do Instituto Artesano, representado por Monica Picavea, especialista em Gestão e Sustentabilidade, e fundadora da Oficina da Sustentabilidade, que assinou com o prefeito Rubens Furlan um termo de parceria com a cidade de Nova York.
Durante o evento, aconteceu ainda o lançamento do clipe da música ‘Nada se compara a Ti’, gravada pelo cantor Nicholas Nunes, um dos jovens beneficiados pelo Projeto Renascer, da prefeitura de Barueri. O lançamento foi uma homenagem à primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sônia Furlan, que aproveitou a ocasião para agradecer o empenho de todos e as parcerias.
“Não se transforma nada sem comprometimento. Não fazemos nada sozinho e agradeço por termos um governo e uma equipe tão engajados. Que nós tenhamos esse mesmo olhar para todos esses objetivos que são muito mais específicos. Vemos uma preocupação mundial com líderes importantes e nossa cidade se junta a eles nessa luta da erradicação da pobreza, porque o cidadão precisa do mínimo para sobreviver com dignidade”, discursou Sônia.

One thought on “Barueri lança Programa Cidade Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.