Osasco recepciona Seleção Brasileira de Futebol de Amputados

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serel), promoveu no dia 22/10, na Bela Vista, a recepção dos atletas e da comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, que estão em Osasco para um período de treinamentos para as eliminatórias da Copa do Mundo da Turquia, previstas para iniciar na segunda quinzena de janeiro, no Chile. A equipe já obteve conquistas importantes como o tetracampeonato mundial, o tricampeonato da Copa América, além do título na Copa das Confederações. 

O encontro reuniu além dos 19 atletas pré-convocados (4 goleiros e 15 jogadores de linha), o secretário de Esportes de Osasco, Rodolfo Rodrigues Cara, que na ocasião estava representando o prefeito Rogério Lins, o vereador Carmônio Bastos, representando o Legislativo, o presidente da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos – Futebol de Amputados, Rogério Almeida, mais conhecido como Rogerinho R9, o coordenador e o técnico da Seleção Brasileira, Pedro Rocha e Rodrigo Oliveira, respectivamente, a psicóloga da Seleção, Juliana Jacques, o preparador físico Vinícius, o preparador de goleiros, Sérgio Marola, o presidente da Universal Automotiva, André Luís Belforte, a diretora de Orçamento, Suprimento e RH da Serel, Vilma Barbosa da Silva, o editor de Esportes do Diário da Região, Júnior Rossi, Alexsandro Bernardes e Diego Custódio, assessores na Câmara, entre outros. 

Os treinos realizados nos dias 23 e 24 foram abertos ao público e realizados na Praça 8 de Maio, na Vila Osasco, pela manhã e à tarde. O objetivo foi dar a oportunidade de os munícipes conhecerem essa modalidade e incentivar pessoas que tenham algum tipo de deficiência a encontrar no esporte uma oportunidade de ir além das limitações físicas.

O presidente da Seleção Brasileira de Amputados, Rogério Almeida – R9, atleta e o maior artilheiro mundial com 557 gols, agradeceu a acolhida. “Osasco abriu as portas para nossa seleção e essa acolhida é importante para os nossos atletas. Na primeira reunião o prefeito de imediato se prontificou com nossa causa e estamos muito honrados. Aqui há atletas de várias partes do Brasil em busca de uma oportunidade de representar a nossa seleção nas eliminatórias e esse será nosso desafio, rumo ao mundial! Nossa gratidão ao prefeito e ao secretário de Esportes pelo excelente trabalho que vêm realizando na cidade. Esse apoio fará a diferença e vamos nos lembrar disso quando estivermos lá levantando o nosso troféu”, comentou. 

“É uma alegria muito grande tê-los aqui em Osasco. É nossa obrigação estimular e incentivar o futebol de amputados e as práticas esportivas como forma de inclusão, superação e oportunidade, seja em Osasco ou em municípios vizinhos. O esporte de Osasco vem crescendo muito nos últimos anos, temos excelentes atletas e estamos trabalhando para tornar Osasco uma cidade muito mais inclusiva. Temos uma Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência para trabalhar nas políticas públicas e questões de inclusão e acessibilidade, estamos reformando o maior complexo de natação de Osasco, no Km 18, que contará com piscina para modalidades PcDs, entre outras ações”, ressaltou o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Paulo Leme, 36, atacante da seleção, joga pelo Sorocaba Futebol de Amputados. Ele veio acompanhado do amigo Fagner, meia do Sorocaba, e está animado. “A expectativa é grande. Estamos treinando forte e preparados, tanto física quanto taticamente”, afirmou.

Paulo sofreu acidente de moto em 2011. Em 2017 ele criou a Associação Sorocaba de Amputado. Descobriu no esporte um novo propósito de vida. “Fui jogador amador do 15 de Piracicaba, joguei handebol de cadeiras de rodas e fiz natação, mas foi no futebol que me encontrei. Atualmente também jogo futevôlei e vôlei sentado. Sinto que é uma missão de Deus para minha vida”, destacou.

André Gonçalves, conhecido como Carrião, é do São Paulo Futebol de Amputados. Ser escolhido para as eliminatórias para ele já é uma vitória. “Essa modalidade me tirou da depressão. Em 2013, voltando para casa de moto depois do turno noturno no trabalho me descuidei no volante e sofri um acidente. Estava com esgotamento físico. Não vi nada. Tive lesão no plexo braquial esquerdo. Não aceitava muito bem, fiquei depressivo. Depois do acidente fui morar com minha avó em Mogi e um conhecido me convidou para conhecer a modalidade e me encantei. Estar aqui hoje me enche de alegria. O Futebol de Amputados é uma modalidade de superação. Mesmo diante das dificuldades, acredite nos seus sonhos e nunca desista”, festejou Gonçalves.

Daniel Pala (Ourinhos), e Juninho (Ponte Preta) também estão gratos pela oportunidade da convocação. “Agora é mostrar o que fazemos de melhor e focar na Turquia”, reforçou Juninho, que levou a modalidade para Campinas, e fundou o Ponte Preta Futebol de Amputados, único time da região. “O Futebol de Amputados transformou a minha vida e quero despertar e dar oportunidade desse esporte para outros jovens”, concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.