Catedral de Osasco terá 5 missas no Dia dos Fieis Defuntos

Na próxima terça-feira, dia de Finados a Catedral de Santo Antônio terá cinco horários de Missas para você rezar pelos seus familiares e entes queridos que partiram.
Você pode participar da Santa Missa de maneira presencial às 7, 9, 12, 15 e 19 horas. A Catedral adotou diversas medidas necessárias para combater a disseminação da Covid-19, por isso não é necessário fazer agendamento para participar.
Se você deseja participar de maneira online teremos dois horários de transmissões: às 9, celebrada pelo Bispo Dom João Bosco e às 15 horas. Acesse a Fan Page da Catedral no Facebook ou nosso canal no Youtube e acompanhe. Na busca procure por Catedral de Santo Antônio Osasco.
 
Saiba mais sobre o Dia de Finados
O Dia dos Fiéis Defuntos, nos remete às tradições do início do cristianismo, sendo que encontrados registros à partir do século II, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados.
No século V foi separado um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados e ninguém mais rezava. Mas foi no Século XI durante o pontificado do Papa Leão IX que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados.
A data de 2 de novembro seria estabelecida durante o século XIII, pois é logo após o dia de todos os santos. Como no Dia de Todos os Santos oramos por aqueles Santos que não foram lembrados ao longo do ano, no Dia de Finados oramos pelos que morreram e não são lembrados durante todo o ano. Mas por que rezar pelos mortos?
Podemos encontrar principalmente em II Macabeus 12,43-46 e Tobias 12,12, onde é relembrada a importância de orarmos por aqueles que se foram.
Quando oramos aos Fiéis Defuntos estamos pedindo para que as almas que se encontram aflitas e esperando consolo enquanto aguardam o momento de adentrar aos céus no purgatório encontrem o acalento e paz que precisam, além de que por meio desta súplica podemos ajudar a diminuir o tempo daqueles que se encontram sofrendo no purgatório. Ou seja, ao orarmos durante o dia de finados estamos fazendo uma demonstração de carinho amor, afeto e acalento por aqueles que se foram, já que durante esta data a Igreja toda se encontra em orações.
Com Cristo aprendemos que a morte não é o fim, mas o caminho para a vida eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.