Aterro sanitário de Osasco recebe 900 toneladas de resíduos por dia

A destinação correta do lixo é tarefa que cabe a todos, desde a separação de resíduos sólidos, como as sobras de alimentos, os líquidos (óleo de cozinha), o lixo sanitário e o hospitalar. Em Osasco esse compromisso com as questões ambientais é permanente. A cidade conta com um aterro sanitário, localizado no Jardim Bonança, e envia para o local, em média, 900 toneladas por dia. 

O espaço, operado e gerenciado pela EcoOsasco, por meio de contrato de concessão, recebe resíduos domiciliares classes IIA, resíduos sólidos e parcela dos indivisíveis, exceto o lixo hospitalar.  

O aterro sanitário de Osasco encontra-se licenciado, conforme o padrão de licença de 5 anos, com validade até 2/8/2026. Ele foi projetado para 20 anos de operação e encontra-se no segundo ano de atividade. O local foi projetado e construído obedecendo as mais rigorosas normas vigentes, exclusivamente para o que se destina. 

O chamado chorume (líquido poluente, de cor escura e forte odor originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos) é coletado, armazenado e transportado para tratamento em empresa especializada e licenciada ambientalmente para tal atividade, de modo a promover o mais adequado destino final do mesmo.  

A cidade também conta com Ecopontos comandados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que recebem resíduos como sobras da construção civil, móveis velhos, madeira, papel, papelão, metal, plástico e vidros, entre outros. Os espaços também contam com Pontos de Entrega de Materiais Recicláveis (PEVs). Confira a relação de endereços dos Ecopontos: 

Ecoponto Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783. 

Ecoponto Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020. 

Ecoponto Jaguaribe – Rua Fernando Miolin, 150. 

Ecoponto Helena Maria – Rua Walt Disney, esquina com a Rua Belarmino Alves da Silva. Miniecoponto Adalgisa – Rua Octávio Catelani, s/nº, esquina com a Rua Rui Alvarenga. 

Miniecoponto Bandeiras – Rua João Guimarães Rosa, 220. 

Miniecoponto Munhoz Júnior – Rua Erva Cidreira, 80. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.