Cioeste se reúne para discutir enfrentamento à pandemia e avanço do ômicron

Na segunda-feira, dia 24, os presidentes dos consórcios intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo: Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), Consórcio do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (CIOESTE) e Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), realizaram reunião remota para discutir o enfrentamento à pandemia, diante do cenário atual com a variante ômicron, que já leva as cidades a encarar nova fase de falta vagas e de testes.

Representando 38 municípios paulistas, os gestores elaboraram ofício que será remetido aos governos Estadual e Federal, solicitando maior capacidade hospitalar para suas regiões de cobertura e repasse específico aos municípios. O documento também irá expor ao Governo do Estado dificuldades na busca por vagas por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), e cobrar providências. A taxa atual de ocupação de leitos de UTI Covid na Grande São Paulo é de 65,5% e de Enfermaria é 67%.

O presidente do CONDEMAT e prefeito de Guarulhos, Guti, detalhou os números do cenário epidemiológico na região de janeiro de 2022, em comparação a dezembro do ano passado. O aumento de casos e as dificuldades dos municípios da região do CONISUD, também foram abordados pelo presidente e prefeito de Embu das Artes, Ney Santos. Outra pauta foi o início do ano letivo nas redes municipais, previsto para 3 de fevereiro. A intenção é tornar este momento mais seguro para as crianças, uma vez que a vacinação infantil ainda está em andamento. “Todos concordamos que não podemos mais ter perdas pedagógicas, porém precisamos manter a cautela com medidas eficazes”, lembrou o presidente do Grande ABC, Paulo Serra, prefeito de Santo André.

Ressaltando a importância da união de forças para o encaminhamento de demandas, o presidente do CIOSTE e prefeito de Osasco, Rogério Lins, sugeriu que Consórcios se reúnam periodicamente para discussões conjuntas. Uma nova reunião ficou agendada para 1º de fevereiro. O Secretário Executivo do CIOESTE, ex-prefeito de Osasco Jorge Lapas também participou da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.