Pandemia reduz entrega presencial de honrarias a personalidades que são destaque na cidade
Desde 2020, a Câmara tem limitado a presença de público e incentivado o acompanhamento das sessões de forma remota
A Pandemia do Covid-19 mudou a forma como as sessões solenes são realizadas na Câmara Municipal de Osasco. Com a imposição do distanciamento social e orientação para evitar aglomerações, muitas pessoas e entidades que, nos anos de 2020 e 2021, seriam homenageadas pelo Legislativo em reconhecimento ao trabalho prestado, não receberam suas homenagens presencialmente.
“A Pandemia obrigou todo mundo a se adaptar às novas necessidades. Reduzimos as sessões presenciais, limitamos a entrada de público no plenário e procuramos incentivar as pessoas a acompanhar nossos trabalhos de forma online”, afirmou o presidente da Câmara Ribamar Silva (PSD).
Com a proliferação da variante Omicron, logo no início de 2022, a Câmara continuará seguindo as orientações dos órgãos oficiais de vigilância sanitária, sem prejudicar o fluxo de trabalho desenvolvido pelos parlamentares, incluindo a aprovação dos projetos que concedem honrarias.
A realização de sessões solenes, por exemplo, quando as honrarias são oficialmente entregues, estão previstas no Regimento Interno, e são convocadas pelo presidente. A Câmara de Osasco conta com dez tipos diferentes de honrarias, podendo ser concedidas a pessoas ou entidades que contribuem de forma efetiva para o crescimento e engrandecimento da cidade. são elas:
Título de Cidadão Osasquense, Medalha Antônio Raposo Tavares, Diploma Cidade de Osasco, Cartão de Prata, Placa Comemorativa, Troféu Almirante Negro, Prêmio Mulher de Destaque, Prêmio Jovem de Destaque, Prêmio aos times campeões, vice-campeões e jogadores de destaque da liga de Futebol Amador de Osasco e Diploma Força de Segurança em Destaque.
Em 2021, foram realizadas 26 sessões solenes e audiências públicas. A expectativa para 2022 era retomar as sessões como antes da pandemia, mas de acordo com o diretor do Legislativo, Tersi Bueno, enquanto durar a pandemia a Câmara continuará seguindo os protocolos sanitários.
“Nossa esperança era que, com a vacinação em estágio avançado, poderíamos voltar às atividades como antes da pandemia. Mas vimos que, apesar dos casos serem menos letais, a doença continua sendo grave, mesmo com sintomas leves. Vamos seguir as orientações sanitárias, realizando nossas sessões de forma remota e com poucos servidores presenciais”, frisou Bueno.
Em fevereiro, está prevista a realização de uma Sessão Solene no dia 14, para entrega de Medalha Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco, a Wesley Ros, escritor, compositor, produtor de música gospel, digital influencer e proprietário do Studio Atrio. A homenagem é de autoria do vereador Délbio Teruel (DEM) e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Osasco, via YouTube e TV por assinatura (Net e MegaBit Telecom).