Vereadores recebem a visita do prefeito durante a 1ª Sessão Ordinária de 2022

Como já é tradição em Osasco, o prefeito da cidade participou da 1ª Sessão Ordinária do ano, realizada na manhã desta terça-feira (08). Rogério Lins (PODE) aproveitou a oportunidade para falar sobre as novidades programadas para os 60 anos da emancipação da cidade, que serão celebrados no próximo dia 19 de fevereiro, e também sobre os projetos que beneficiarão a cidade. A Sessão Ordinária foi realizada de forma presencial, mas sem a presença do público.

Também prestigiaram a 1ª Sessão Ordinária do ano a vice-prefeita Ana Maria Rossi e os secretários municipais, Cláudio Piteri (Educação), Gerson Pessoa (Desenvolvimento e Inovação), Pedro Sotero (Habitação), Cláudio Monteiro (Administração), Lau Alencar (Transporte), Coronel Virgulino (Segurança Pública), Fábio Grossi (Meio Ambiente), Rodolfo Cara (Esporte), Éder Máximo (Planejamento), José Carlos Vido (Assistência Social) e Jorge Poio (chefe de Gabinete do Prefeito). Os secretários-adjuntos Michel Conde, Laércio Mendonça, Claudenes Begnini e Geraldo Leite também compareceram.

Na tribuna, o prefeito Rogério Lins parabenizou a Câmara Municipal pelos trabalhos desenvolvidos e pelo apoio nos projetos encaminhados pelo Poder Executivo. O presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD), foi muito elogiado pelo prefeito, que agradeceu a postura do parlamentar na convocação de uma Sessão Extraordinária para que o Projeto de Lei nº 06/2022 fosse aprovado. A agora Lei nº 5.163, que dispõe sobre a criação de auxílio aos cidadãos vítimas de desastres naturais, foi sancionado na segunda-feira (07).

“Começamos o ano em um momento desafiador, que levou preocupações para muitos estados e municípios, inclusive aqui em Osasco. Você, Ribamar, foi muito solícito nessa hora de extrema necessidade da nossa cidade. O [projeto de] auxílio votado na Sessão Extraordinária certamente ajudará muitas famílias que não podem esperar muito tempo”, declarou o prefeito.

Em fevereiro de 2022, a cidade de Osasco completa 60 anos de emancipação político-administrativa e, segundo Rogério Lins, estão previstas diversas inaugurações e novidades que beneficiarão a população.

“A melhor forma de comemorar o aniversário de nossa cidade é fazer muitas coisas para a população. Isso significa infraestrutura para lugares de maior vulnerabilidade, inaugurações, melhorias em todas as áreas”, afirmou o prefeito, que em seguida afirmou que a melhor coisa que um administrador pode ver é a felicidade das pessoas ao receberem mudanças na infraestrutura do lugar onde moram. “Sei que estamos no caminho certo”, completou.

Com a volta das aulas presenciais na rede particular e pública de ensino, o prefeito Rogério Lins alertou para a necessidade de reforçar os projetos e programas da educação. “A pandemia tirou muitas crianças da escola e isso acarretou em um déficit educacional que precisa ser recuperado. Por isso, a [Secretaria de] Educação precisa trabalhar muito mais. Tivemos boas avaliações no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e precisamos manter a qualidade”, frisou o prefeito, que pontuou as ações que devem ser formalizadas na educação municipal, tais como a aquisição de notebooks para os alunos, o aumento do piso salarial dos professores e o combate à pobreza menstrual — projeto que foi indicado pela Câmara Municipal e virou lei, visando beneficiar milhares de meninas em idade escolar. “Os profissionais da educação terão aumento de até 38%, passando a receber acima do piso nacional. É o reconhecimento de anos e anos de luta”, frisou Lins.

Ainda em seu pronunciamento durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2022, o prefeito Rogério Lins reforçou a necessidade de estimular a vacinação contra o Covid-19. “Os parlamentares podem ajudar muito em suas redes sociais, estimulando a vacinação. Graças a Deus e ao encaminhamento da vacinação em nosso município, que comprovadamente mostram que os acometidos pela Covid-19 têm apresentado efeitos menos letais e graves”, disse o prefeito. Segundo ele, em Osasco, “80% dos casos de Covid-19 são de pessoas que não têm esquema vacinal completo. Vacinar é um gesto de amor para você e para as pessoas que você ama. Voltamos às aulas, com 80% dos alunos vacinados e isso é muito importante”, destacou Rogério Lins.

Adiamento do Show dos 60 Anos de Osasco

O prefeito também falou sobre a volta dos eventos na cidade, informando que o show de aniversário foi transferido para julho, devido aos números atuais da pandemia. Lins destacou que o Executivo e o Legislativo municipal estão avaliando como retomar as atividades dos eventos na cidade. “Não somos contra os eventos, mas precisamos ter cautela. O show previsto para o aniversário da cidade será transferido para junho, pois não entendemos que esse seja o momento certo. E precisamos, sim, avaliar corretamente como retomar as atividades”.

Em seguida, Rogério Lins tratou de temas importantes como vagas em creches, ampliação das creches conveniadas, reforço das atividades de contraturno nas escolas, investimentos na cultura, esporte, segurança pública, bem-estar animal, meio ambiente, empreendedorismo e inovação. E comentou os dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nesta segunda-feira (7).

“Osasco volta a ser uma cidade empregadora. Temos projetos ousados para a nossa cidade, principalmente na área de inovação e tecnologia. Tem muita notícia boa vindo por aí. Fechamos 2021 com mais de 100 mil novas vagas de emprego e Osasco está entre as 15 cidades que mais geraram vagas em 2021, ficando à frente de muitas cidades. É um saldo muito positivo”, comemorou Rogério Lins. Segundo os dados do CAGED, Osasco foi uma das cidades que mais gerou vagas de emprego em 2021 — 24 mil vagas. “Estamos em busca de novas empresas e do incentivo para que elas contratem moradores de nosso município”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.