Semana da Água 2022 terá eventos todos os dias

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março (terça-feira), a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema)está organizando a Semana da Água 2022, de 21 a 25 de março, com ações em diversos pontos de Barueri. 

Dentre as ações haverá distribuição de material informativo com a base móvel da Sema em alguns pontos da cidade, parceria com a Secretaria de Educação em apresentações dentro das escolas, um Webinar no canal da ODS no Youtube e muito mais. Confira a programação completa no final da matéria.  

Bem preciso e finito 

O objetivo da Semana é conscientizar as pessoas sobre o uso racional e consciente desse recurso natural e da preservação e conservação dos lençóis freáticos, rios, lagos, córregos, nascentes e mananciais (muitas vezes, responsáveis pelo abastecimento de várias regiões, como acontece na capital paulista e na região metropolitana). Barueri trabalha na preservação da Nascente Modelo, na Aldeia da Serra, responsável pelo abastecimento local.  

Outra prática importantíssima para a produção de água doce é a preservação das áreas verdes, mais precisamente de áreas de encosta de rios e córregos. Barueri já atua no cuidado desses pontos, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), do plantio e de substituição de árvores por espécies nativas, fundamentais na composição dos remanescentes de Mata Atlântica. 

Para o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o evento trará muitas informações sobre o uso racional da água e da conservação de rios de uma forma despojada. “Essa programação foi pensada para trazer esclarecimentos sobre o uso consciente da água e a importância da preservação dos reservatórios naturais, como rios e córregos, tudo isso de maneira descontraída e divertida. Vamos prestigiar também os projetos que são desenvolvidos pelos estudantes da Fieb e da rede municipal de ensino”, comentou Bidu.  

Confira a programação completa: 

Data Horário Evento Local 
De 21 a 25/03 Das 14h às 16h Base Móvel de Educação Ambiental Distribuição de material informativo. Boulevard Central 
21/03 7h Palestra “Recursos Hídricos: Água, Seiva da Vida” Fieb Dagmar Ribas Trindade (alunos 1º ano Ensino Médio) 
22/03 10h Webinar “Água e Saúde” Participantes: Núcleo ODS, SABESP, Barueri, entre outros. Canal ODS Barueri no YouTube 
23/03 10h Base Móvel de Educação Ambiental Distribuição de material informativo.  SODIMAC (ação junto com Cepad) 
24/03 14h Apresentações Culturais (jogral e música) EMEF Carlos Osmarinho de Lima (alunos do 2º, 4º e 5º ano) 
25/03 9h  Palestra “Recursos Hídricos: Água, Seiva da Vida”  EMEF Ézio Berzaghi (Alunos do 7º ano do fundamental) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.