Aves brasileiras são as atrações nas estações Faria Lima e Higienópolis

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, existem hoje no Brasil 1.971 espécies de aves, o que nos coloca no topo dos países com a maior biodiversidade de pássaros no globo — junto da Colômbia e do Peru. No entanto, o Brasil é uma das nações com mais espécies ameaçadas nas Américas: 166 estão globalmente ameaçadas de extinção, segundo a BirdLife International — principal organização de conservação de aves no mundo.


A exposição de fotos “Voos ameaçados” aproxima esse universo do público que circula pelas estações Faria Lima e Higienópolis, da Linha 4-Amarela de metrô de abril a maio. A mostra, realizada pela ViaQuatro e pela SAVE Brasil, é uma oportunidade para os passageiros conhecerem 19 espécies de aves que estão ameaçadas de extinção e que são beneficiadas pelo trabalho da organização.

“As aves têm papéis ecológicos fundamentais para o meio ambiente, como a dispersão de sementes, a polinização, e o controle de pragas. Conservá-las significa manter as florestas e outros ambientes naturais vivos”, diz Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil.


As fotografias da mostra foram clicadas por Amigos da SAVE Brasil, programa de engajamento de pessoas da organização que hoje conta com mais de 430 membros. Na exposição da ViaQuatro é possível ver aves das mais diversas cores e famílias, como o beija-flor-de-costas-violeta, a jacutinga, o pintor-verdadeiro, entre outras.


“A partir do momento em que as pessoas conhecem as espécies de passarinhos e têm uma proximidade maior, elas começam a cuidar desses animais”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro. “A conexão com as aves gerada pela exposição promove a conservação”, completa.

Serviço:

Mostra “Voos ameaçados” — Linha 4-Amarela

Estação Faria Lima: de 02 a 30 de abril

Estação Higienópolis: de 04 a 31 de maio

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a SAVE Brasil

A SAVE Brasil beneficia 55 das 166 espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil. Há 17 anos a ONG elabora e implementa estratégias para a conservação das aves brasileiras na natureza, realizando suas atividades sempre em rede, jogando junto com organizações locais e nacionais, órgãos governamentais, pesquisadores, comunidades e pessoas. Dessa forma, a organização está espalhada pelo Brasil todo com mais de dez projetos de conservação da biodiversidade focados em espécies de aves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.