Barueri terá ação permanente de combate a golpes financeiros contra idosos

O plenário da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 21/2022, que promove campanha permanente e continuada de combate a golpes financeiros praticados contra idosos.

De acordo com o texto votado na sessão de terça-feira, 6, o objetivo do projeto é coibir a violência financeira ou patrimonial praticada contra idosos no âmbito familiar ou comunitário, sejam por apropriação indevida de cartão de crédito/débito ou recurso financeiro, bens materiais e administração fraudulenta de cartão de benefício previdenciário.

O projeto visa ainda coibir a violência financeira praticada por meio de contratação de empréstimos consignados oferecidos sem a permissão ou pleno conhecimento do idoso.

A campanha de que trata o projeto consiste em esclarecer e sensibilizar a população quanto aos golpes financeiros praticados contra idosos e estimular a sociedade civil a utilizar meios de comunicação para divulgar ações de prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra essa faixa etária.
“Sabemos que esses tipos de golpes têm sido recorrentes, como golpes de compra com cartão de crédito, cartão preso no caixa eletrônico, golpe do bilhete premiado e muitos outros praticados, infelizmente, também por pessoas próximas à essa classe mais vulnerável”, explicou a vereadora Mary Rodrigues (PSDB), autora do projeto.
De acordo com um levantamento feito no ano de 2020 pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), no período de quarentena houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos, sendo que 70% dessas fraudes estão vinculadas à engenharia social, quando o cliente é induzido a informar os seus códigos e senhas para os estelionatários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.