Fiscalização de transporte escolar é intensificada em Barueri

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) intensificou a fiscalização do serviço de transporte escolar em Barueri. Na operação “Escolar Seguro”, os agentes de trânsito verificam os equipamentos obrigatórios de segurança e a conservação do veículo, além da documentação exigida. 

Segundo o secretário de Semurb, Valter de Oliveira, o objetivo principal da ação é preservar vidas no trânsito. “Confiamos aos condutores de escolares o transporte de nossos filhos e netos, assim, a ação da Semurb zela de igual maneira pela segurança dos profissionais do transporte”.   

Para a condução de estudantes, os veículos (vans, micro-ônibus e ônibus) devem ser submetidos à vistoria semestral, conforme legislação estadual e municipal. Poderão circular somente os veículos e condutores que estejam devidamente regularizados no Departamento de Transporte Diferenciado, da Semurb, e na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). 

Verificação pelo QR Code 
A Semurb recomenda aos pais e responsáveis que verifique também a regularidade do transporte escolar por meio do selo QR Code, que fica afixado no para-brisa. Pela câmera do smartphone com acesso à internet é possível escanear o selo que remete diretamente a um site indicando se o veículo está “Ativo” ou “Inativo”. Neste último caso, o transportador não está habilitado para o serviço e, portanto, não se deve contratar. 

Outra forma de verificação é solicitar ao transportador o documento intitulado ATE (Autorização para Transporte de Escolares). Nele consta a placa/modelo do veículo e quando foi realizada a última vistoria (que precisa ter sido feita, no mínimo, no semestre anterior).    

Caso o profissional não esteja mais atuando na condução de escolares, a Semurb solicita o comparecimento para o descredenciamento, evitando quaisquer prejuízos.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.