Osasco recebe “Curumim”, espetáculo sobre lendas indígenas

 A ludicidade, a alegria e o encantamento do teatro de bonecos da cia. BuZum! chegam em Osasco por meio do espetáculo “Curumim”, uma homenagem às lendas indígenas e à cultura popular, com apresentações gratuitas nos dias 24 e 25 de abril.

Desde fevereiro, a cia. BuZum! já está na estrada onde, em 2022, irá percorrer o país de norte a sul, de leste a oeste, para levar arte e cultura que compõem um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo, o teatro de bonecos.

Ao todo, sete estados do país receberão a cia. BuZum! ao longo do ano, com apresentações de seus incríveis espetáculos, já reconhecidos e aplaudidos pelo público, como o “Caipira”, “O Grande Perigo”, “Floresta Viva” e o “Curumim”.

BuZum! fará aproximadamente mil apresentações em um total de 141 dias, para um público estimado de 50 mil pessoas. Os espetáculos estão sendo apresentados em praças e escolas públicas por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste.

Reinvenção

O palco agora é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão do espetáculo ou em escolas ou em praças públicas, com distanciamento seguro, de forma protegida. Diversão garantida com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

Espetáculo “Curumim”

O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação que mantém com a fauna e flora brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas quanto os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos, e os índios sabem muito bem disso.

“Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz tão brasileira, tão presente na nossa culinária, e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas, porque é algo inerente a nossa cultura popular”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

A história, encenada por divertidos atores profissionais, conta que há muitos anos existia uma aldeia dentro de uma floresta onde todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia. 

Sobre o BuZum!

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completará 12 anos de experiências e com motivos de sobra para comemorar:são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.


Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

A cia. BuZum! possui 15 peças no repertório, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BRsobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bolaespetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas,espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia; Que lixo é lixo?, sobre reciclagem; Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar.

Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos; Caipira e Curumim, sobre folclore e contos indígenas, que continuam a série sobre cultura popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo,uma homenagem à cultura popular de Pernambuco; o espetáculo O Grande Perigo, sobre preservação da vida marinha. Esse ano as estreias serão: Floresta Viva e no segundo semestre o espetáculo sobre hábitos de higiene.

O Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Ficha Técnica – Curumim

Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Texto: Beto Andreetta

Direção: Adriana Telg

Elenco: Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho

Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco,

Tita Azevedo e Thais Morais.

Trilha sonora: César Maluf

Criação e confecção de bonecos: Dino Soto

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz

Técnicos de som e luz: Régis da Silva, Cristiano Valério e Henrique Ramos, Eduardo Silva e

Raul Lacerda.

Motorista: Regis Silva e Luiz Carlos

Direção Artística: Beto Andreetta

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira, casadalapa

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vania Rodrigues

Fotos: Renan Perobelli

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

SERVIÇO

BuZum! 2022

Espetáculo “Curumim”

Cidade: Osasco

Dia: 24 de abril (domingo)

Local: Campo Jardim Conceição

Endereço: Avenida dos Trabalhadores, 50 – Jd. Conceição – Osasco/SP.

Horários de todas as apresentações: 10h35 – 11h35 – 12h35 13h35 – 14h35 – 15h35 – 16h35

Dia: 25 de abril (segunda-feira)

Local: E.M.E.I. Victor Brecheret

Endereço: Rua Alberto Xavier de Toledo 01 – Baronesa – Osasco/SP.

Horários de todas as apresentações: 13h30 – 14h10 – 14h50 – 15h30 – 16h10

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Duração: 20 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.