“Amiguinhos do Trânsito” está de volta em Barueri

O programa “Amiguinhos do Trânsito”, promovido pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), foi retomado nesta semana. Na quarta-feira, dia 20, os alunos da Emef Roberto Luís de Araújo Brandão, no Jardim Paulista, receberam orientações sobre segurança no trânsito de forma lúdica e didática. 

Na segunda-feira, dia 18, foi a vez da Emef Prof. Sidney Santucci, no Jardim Julio, e na terça, dia 19, os agentes da Semurb estiveram com os alunos da Emef Elizabeth Parminondi Romero, no Jardim Graziela. O programa será levado para 46 escolas municipais, contemplando 4.874 crianças, com previsão de término no final de setembro deste ano. 

Os “Amiguinhos do Trânsito” têm a proposta de levar conhecimento referente ao trânsito e às questões de segurança viária, de maneira lúdica e interativa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 

Futuros condutores 
“A intenção do programa é orientar as crianças, que serão futuros condutores, para terem consciência de atitudes seguras no trânsito”, explica Joyce Fazolin, do Departamento de Educação para o Trânsito. 

Entre as orientações para a criançada estão como atravessar em faixas de pedestres, a obrigação de se sentar no banco traseiro do carro, utilizar cadeirinha ou assento de elevação até os sete anos de idade, utilizar o cinto de segurança, além de respeito com os demais usuários da via. Eles também foram incentivados a “fiscalizarem” seus pais quando estes tiverem atitudes em desacordo com o que aprenderam durante as atividades na escola, afinal, as crianças são grandes multiplicadoras de conhecimentos.  

Para este ano o Departamento de Educação para o Trânsito leva para os alunos, além de palestras com as orientações, um passatempo para colorir com diversas atividades sobre o funcionamento e as regras do trânsito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.