Conselheiros tomam posse com objetivo de melhorar ainda mais os serviços de saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Barueri (CMS) realizou na manhã de segunda-feira, dia 9, no auditório do Estádio Municipal Orlando Batista Noveli (Arena Barueri), no jardim Belval, a cerimônia de diplomação e posse dos 126 membros do Conselho Local de Saúde de Barueri, eleitos nos dias 26 e 27 de abril para o exercício de 2022 a 2025.

A mesa da solenidade foi formada pelo secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho; pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Andréa Silva Nicoleti; e pela enfermeira e assistente técnica Maria de Fátima da Silva, que representou a coordenadora da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde), Fernanda Lucas Medeiros Munhoz.

Durante o evento foi exibido um vídeo sobre os 12 princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), com destaques para “Equidade”, “Universalidade”, “Integralidade”, “Descentralização” e “Contexto Social”; fala dos componentes da mesa de autoridades e entrega de diplomas aos conselheiros por segmentos: usuários e trabalhadores.

Os novos membros têm seus nomes divulgados AQUI, conforme publicação na edição 1.475 do Jornal Oficial de Barueri do dia 4 de maio deste ano. Foram eleitos para representatividade do Conselho Local de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Especialidades.

A composição é feita de 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de representantes da administração da respectiva unidade.

“O papel dos conselheiros é atuar de forma democrática, escutando a população e, desse modo, sendo um interlocutor entre a população e a saúde. E também da saúde em relação à população”, explicou o secretário Dionísio, ressaltando que os empossados ficaram contentes. “Sentem-se enobrecidos com essa ajuda que eles podem dar ao próximo. E isso nos deixa feliz”.

O secretário destacou também que o número de empossados amplia a quantidade de interessados em ajudar a população da cidade. “Damos total apoio ao ensejo de melhorar ainda mais a saúde de Barueri”.

Finalidade
O Conselho Local de Saúde corresponde à instância municipal no exercício de controle social do SUS. Ele tem a finalidade de levar a uma participação organizada da população e dos trabalhadores da área da saúde, buscando a melhoria dos serviços prestados pelas unidades às quais representam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.