Campanha educativa orienta motociclistas em Osasco nesta quarta-feira

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco (Setran) promove em parceria com a concessionária CCR ViaOeste, na quarta-feira, 18/05, na Praça Nelson Soares de Freitas (ao lado da Prefeitura), uma série de ações com foco na segurança dos motociclistas. As atividades estão relacionadas ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito. As ações acontecem das 10h às 16h.

Participam do evento as seguintes empresas:

– Yamaha Motors: com oficina de ponto cego e distribuição de voucher para que o motociclista realize a troca de óleo.

– CCR ViaOeste: Distribuição de material educativo, uma viatura operacional modelo furgão com tenda, um caminhão e duas motos para oficina de ponto cego.

– Instituto CCR: Serviço de corte de cabelo e massagem gratuita aos motociclistas, além de tenda com apoio psicológico.

– iFood: Apoio na divulgação do evento por meio de sua plataforma digital. Os motociclistas cadastrados na plataforma receberão uma mensagem informando o evento.

Durante todo o mês de maio, a Setran realiza diversas atividades para os públicos infantil e adulto (pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas) focadas no respeito à legislação de trânsito, como não atravessar fora da faixa, respeito à sinalização semafórica e aos limites de velocidade, entre outras.

O Movimento Maio Amarelo visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos anualmente no trânsito em todo o mundo.

As ações do movimento são realizadas de forma coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e envolve os mais diversos segmentos (órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade) para discutir o tema e adotar medidas que tornem o trânsito mais seguro para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos.

Números

As estatísticas sobre acidentes nas estradas com motociclistas são preocupantes: eles equivalem a 10% do total de veículos que trafegam pelas rodovias paulistas administradas pelo Grupo CCR, mas estão envolvidos em 30% dos acidentes com vítimas fatais. E o quadro se agravou durante a pandemia. Em recente pesquisa realizada pela CCR InfraSP, com 380 motociclistas, 85% deles responderam que utilizam a moto como instrumento de trabalho.

Conscientização e empatia para motos e caminhões

Além das ações práticas o Grupo CCR lançou a webserie Entregadores: moto e caminhão, uma jornada educativa e de conscientização sobre segurança no trânsito, para mostrar que a empatia é necessária e que a convivência entre motoristas de caminhão e entregadores é possível. A campanha é da Supernormal e está sendo apresentada pelo jornalista e comunicador, Marcelo Tas. Os episódios – seis ao todo –  são publicados semanalmente nos canais das redes sociais do Grupo CCR e do próprio Tas. Os vídeos estão disponíveis e podem ser assistidos na plataforma oficial do Youtube do Grupo CCR (https://www.youtube.com/GrupoCCROficial).

Com seis episódios, a webserie traz personagens reais, profissionais que realizam serviço de entregas pelas cidades e estradas. Os vídeos dão dicas técnicas de segurança e direção preventiva com orientação de especialistas. Um motociclista e um caminhoneiro são apresentados à realidade um do outro, participando de testes e situações que objetivam promover conscientização e empatia no trânsito. Uma das situações, por exemplo, é denominada “ponto cego”, limitação no campo visual do que é captado pelos retrovisores do caminhão. Além dessa, há outra para demonstrar os riscos decorrentes do deslocamento de ar que os motociclistas enfrentam ao serem ultrapassados por veículos pesados.

Serviço

Conscientização de Motociclistas

Local: Praça Nelson Soares de Freitas ( ao lado da Prefeitura de Osasco)

Horário: das 10 às 16 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.