Vereadores discutem empregabilidade e qualificação profissional da população osasquense em Audiência Pública

Uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Comissão de Economia e Finanças da Câmara Municipal de Vereadores de Osasco reuniu, nesta quarta-feira, vários atores da sociedade para debater as questões de empregabilidade e de qualificação profissional da população osasquense.

A vereadora Elsa Oliveira, presidente tanto da Frente quanto da Comissão, levou números interessantes até a tribuna. Ela salientou que, em uma pesquisa divulgada na 1ª quinzena de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na média nacional, a taxa de desemprego ficou em 11,1% no 1º trimestre de 2022, estimando-se que a falta de trabalho formal alcance hoje quase 12 milhões de brasileiros.

Elsa também falou sobre o recente estudo Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar gargalos futuros por causa de mão de obra e orientar a formação profissional da base industrial do país, apresentou um cenário preocupante. “Segundo o levantamento, até 2025 o Brasil vai precisar qualificar, nada mais nada menos, que 9,6 milhões de pessoas, apenas em ocupações industriais. E se pensarmos em um mercado em acelerada transformação, além da preocupação com os que já estão desempregados, como lidar, também, com as profissões ou funções que estão em vias de serem extintas?”, ponderou a vereadora.

Na opinião dela, “o caminho precisa passar por um movimento coordenado de governos, instituições de ensino e setor privado para elaborar um plano urgente e prático que alavanque o potencial de milhões de brasileiros: repensar a qualificação e a requalificação profissional é fundamental para o futuro de um Brasil mais inclusivo”, complementou.

As secretarias municipais de Secretarias de Emprego, Trabalho e Renda; de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico; e de Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade também foi muito significativa, além da Fatec; do Senac; e da Associação Comercial e Empresarial de Osasco. “Convidamos essas entidades porque todos esses atores trouxeram dados importantíssimos e que servirão de base para fomentar políticas de promoção de geração de renda e de capacitação profissional em Osasco”, explicou Elsa.

Além dos citados, os vereadores da Casa também tiveram participação massiva. Secor e Senai também compareceram, bem como os secretários Lau Alencar, de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco; e Alexandre Jurcovichi, de Mobilidade Urbana e Transportes de Jandira; e o Diretor do Banco de Alimentos de Osasco, João Paulo Pucciarello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.