Tradicional Arraial é marcado por emoção e alegria

Saudade é a palavra que resume bem o sentimento de quem compareceu na 8ª edição da festa junina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). No sábado, (dia 11 de junho), o tradicional Arraial da SDPD voltou a animar os frequentadores após dois anos de pandemia. 

A comunidade marcou presença no evento que se tornou um dos mais esperados nessa época do ano na cidade. Centenas de pessoas, além de degustar as variadas delícias juninas, jogar bingo e ouvir boa música, se emocionaram ao ver a apresentação da quadrilha dos usuários da SDPD. 

Família reunida 

Nivea Maria da Silva, 62 anos, mãe de Salma Aparecida Soares que tem síndrome de Down e frequenta o serviço Centro-Dia focado no atendimento de pessoas com deficiência de mais de 18 anos, estava radiante ao ver sua filha envolvida na dança junina.   

“É muito gostoso a gente participar aqui. Eu sinto muita alegria de ver minha filha no pique da alegria dançando e rindo. É maravilhoso”, conta Nivea.  

A tia de Salma, a dona de casa Maria Aparecida da Silva, 68 anos, também compareceu na festa junina para prestigiar a sua sobrinha. Fez questão de falar sobre sua admiração pela SDPD e conta que se beneficiou com o serviço prestado ao conseguir um aparelho auditivo de qualidade. 

“Já participei de reuniões aqui na SDPD para dar o meu depoimento sobre a importância do aparelho para incentivar àquelas pessoas que tem vergonha de usá-lo. O serviço prestado na SDPD é muito bom! Faço questão de falar para todo mundo isso”, conta Maria Aparecida. 

Perto ou longe, sempre presente! 

No auge da pandemia, na qual exigiu isolamento social, as atividades promovidas pelas SDPD que estimulam o desenvolvimento e socialização aconteceram de forma remota. Muitas destas ações recriavam no ambiente on-line momentos de confraternização, como a festa junina, e a aposentada, Maria Aparecida Lima, mãe de Vanessa Luiz atendida pelo Centro-Dia, não via a hora de contar para a filha que desta vez a festa aconteceria presencialmente. 

“Os serviços da SDPD são ótimos, são pessoas que cuidam muito bem. A gente vê a dedicação de todos, desde o motorista até os técnicos. Mesmo à distância a gente sente o carinho. Quando eu falei que íamos da festa junina pessoalmente, ela abriu um sorriso lindo e enorme. Fico muito feliz de ver alegria dela”, conta a mãe, emocionada. 

Reencontro 

“A gente merece celebrar a vida e essa confraternização. Estávamos precisando desse reencontro. É uma felicidade muito grande ter todas essas famílias reunidas. Isso mostra que o trabalho da SDPD tem dado certo. O objetivo é proporcionar esse momento de alegria e carinho e mostrar para toda a comunidade a importância da inclusão”, ressaltou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.