Rogério Lins e Rodrigo Garcia inauguram Fábrica de Cultura na zona Norte de Osasco

Nesta quarta-feira (15/6), o prefeito Rogério Lins recebeu o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, para a inauguração da primeira unidade da Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco.

Instalado no Rochdale, bairro da zona Norte, o espaço conta com sala maker, coworking, biblioteca, estúdios, auditório e espaço multiuso, e promete ser um dos mais importantes polos de educação e cultura da cidade.

“Essa é a quarta vez que o governador vem para Osasco e mais uma vez para garantir benfeitorias para a nossa cidade. Nosso agradecimento especial ao Rodrigo Garcia que está ajudando a transformar a vida das pessoas aqui de Osasco. Em tão pouco tempo, nosso governador mostra que é um verdadeiro osasquense e eu sei que ele tem Osasco no coração. Por isso, está ajudando tanto a nossa região e vai continuar ajudando a tornar Osasco na locomotiva do Brasil. E quem ganha é o povo, que está recebendo hoje um espaço completo e um grande polo cultural. Muito obrigado”, declarou o prefeito Rogério Lins.

Na Fábrica de Cultura 4.0 serão oferecidos 92 cursos nas áreas de tecnologia, inovação e cultura, como robótica, games, audiovisual, música e teatro, além de capacitação, entre outros. Todas as atividades são voltadas para crianças e jovens, com idade entre 10 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social.

“Aqui na Fábrica de Cultura não vamos promover somente a cultura, vamos promover a economia criativa. Vamos formar jovens para ter emprego, ter uma vida digna e um futuro melhor”, apontou o governador.

Ao todo, serão oferecidas 1.750 vagas e 490 atividades de difusão, para um público estimado em 100 mil pessoas, com custo anual de R$ 7,4 milhões. A gestão do espaço é feita pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis).

Vale ressaltar que todas as atividades são gratuitas e para participar basta realizar a inscrição diretamente na unidade, que fica na Rua Niterói, s/nº, no Rochdale.

Após o descerramento da placa, o prefeito e o governador conheceram as instalações da Fábrica da Cultura, ocasião em que Rogério aproveitou para reforçar o agradecimento a Rodrigo Garcia. “Agradeço ao governador pela presença e por estar transformando o sonho da população do Rochdale em realidade.”

O governador agradeceu a recepção e lembrou que o bairro já está bem diferente e muito melhor. “O Rochdale agora é outro, graças ao prefeito e às parcerias. É muito bom a gente ver o futuro sendo feito no presente”, finalizou Garcia.

O evento reuniu grande público e contou com a presença de autoridades, entre elas os prefeitos Dr. Henri Sato, de Jandira, e Marcos Neves, de Carapicuíba, além de secretários do Governo do Estado e do Município, deputados e vereadores.

Programa Viver Melhor
Durante a inauguração, Rodrigo Garcia também assinou a liberação da reforma de 600 moradias da zona Sul da cidade, por meio do Programa Viver Melhor.

Criado em 2021, o programa é realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Secretaria Estadual da Habitação. Por meio dele, serão investidos R$ 10 milhões pelo Estado para reforma das moradias localizadas no núcleo AE do Jardim Veloso. Desta forma, será possível melhorar as condições das famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Os serviços envolvem a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, e melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas para garantir a revitalização da paisagem local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.