Alerta sobre riscos dos balões durante o período de Festas Junina

Este ano, duas situações ocorridas na Linha 9-Esmeralda provocaram atrasos na operação e prejudicaram passageiros

Festa junina é sinônimo de alegria e diversão. Mas, quando se trata de segurança das redes aéreas e focos de incêndio nos trilhos dos trens metropolitanos, é preciso redobrar a atenção para que as festividades não provoquem problemas nas operações. As tradicionais fogueiras de São João, montadas nesta época do ano, não devem ser acesas nas proximidades das áreas verdes dos trilhos. Além do risco de incêndio nas moradias próximas, a fumaça causa obstrução do campo de visão dos operadores de trens, podendo causar acidentes graves.

Allan Santana, gerente executivo de manutenção da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, explica sobre os perigos deste tipo de atividade. “A tradição de soltar balões, principalmente nesta época do ano, pode resultar em graves acidentes e incêndios, comprometendo a segurança da população e das operações de trens metropolitanos”.

Este ano, duas situações envolvendo balões causaram problemas na Linha 9-Esmeralda. Em fevereiro, os trens circularam com maior tempo de intervalo por conta de partes de um balão que atingiram a rede área entre as estações Jurubatuba e Autódromo.

Em abril, a queda de um balão danificou o sistema de alimentação elétrica na Linha 9-Esmeralda, na região da estação Morumbi. Nesse dia, a linha circulou com velocidade reduzida e em via única entre as estações Grana Julieta e Morumbi, provocando transtorno na mobilidade dos passageiros. Em ambas as situações, técnicos da concessionária foram mobilizados para resolver o problema.


A estimativa do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é de que 100 mil balões sejam soltos, a cada ano, no Brasil. Por isso, a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 pede a colaboração da população para evitar que incidentes aconteçam. Soltar balões é crime ambiental, de acordo com o artigo 42 da lei 9.605, de fevereiro de 1998. A lei foi criada com o objetivo de proteger as florestas e vegetações, bem como evitar riscos para a vida humana, a fauna e a flora.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9:

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.