Itapevi promove Dia D de Multivacinação no próximo sábado (25)

Imunização será aplicada em seis unidades de saúde contra Covid-19, Gripe e Sarampo

A Prefeitura de Itapevi realiza, no sábado (25), o Dia D de Multivacinação contra a Covid-19, Gripe e Sarampo, das 8h às 16h, em seis unidades de saúde: Amador Bueno, Cardoso, Rainha, Suburbano, Santa Cecília e Vitápolis.

A campanha contra o Sarampo é destinada exclusivamente a crianças de seis meses a cinco anos e profissionais de saúde que precisam atualizar a carteira de vacinação.

A vacina contra a Covid-19 é destinada a crianças (a partir dos 5 anos de idade), jovens, adultos e idosos que precisam atualizar a carteira de vacinação com primeira e segunda dose, além de doses de reforço.

A imunização contra a Gripe (Influenza) é destinada a idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e comorbidades e profissionais de saúde, da educação, forças de segurança e do transporte rodoviário.

Durante a semana, a vacinação continua das 9h às 15h em todas as unidades de saúde da cidade.

Vitápolis e Suburbano vacinam até as 18h

Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Gripe

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Covid-19

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram.

A infecção pode ocorrer caso você inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha Covid-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.

Uso de máscaras

A utilização da máscara está diretamente relacionada ao combate aos vírus da Gripe, do Sarampo e da Covid-19, pois ela ajuda a bloquear as gotículas que carregam os vírus e que saem da boca e do nariz das pessoas infectadas quando elas tossem, espirram ou falam. 

A máscara serve como um bloqueio para que os vírus não sejam transmitidos para outra pessoa nem contamine objetos por perto. Ela é totalmente segura para quem a usa, mas é preciso higienizá-la a cada utilização ou jogá-la no lixo, se ela for descartável.

É importante que todos usem máscara porque muitas pessoas são infectadas e não apresentam nenhum sintoma, mas transmitem o vírus para outras. Até mesmo quem já foi vacinado precisa usar: as vacinas protegem contra os sintomas, mas não contra a infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.