Alunos de Emei em Barueri participam do projeto ‘Pequenos Cientistas Curiosos’

Os alunos das turmas das segundas fases da Emei Lucinéia de Oliveira, localizada no bairro Vila Ceres, participaram do encerramento do projeto “Pequenos Cientistas Curiosos” com atividades muito criativas e diferenciadas.

Ao longo da semana passada, a escola reuniu as equipes denominadas como “Turma da Amizade”, “Arco-íris”, “Coelho” e “Turma da pipoca” para participarem de rodas de conversas para os preparativos do evento. Elas também coletaram materiais e gravetos no quintal da escola para acender a fogueira.

O evento recebeu a denominação de “Acampa Lucinéia” e foi uma experiência de riquezas sensoriais, fundamental para construção de conhecimento explorando a realidade: o calor do fogo, saboreando milho cozido na fogueira, chocolate quente, narrativas de leitura nas barracas, músicas da cultura popular brasileira e muita festa.

De acordo com a diretora Jaqueline Souza, o projeto “Pequenos Cientistas Curiosos” tem a finalidade de ampliar conhecimentos científicos, investigar, formular e registrar hipóteses sobre esses elementos. Para tanto, foi realizada a construção de terrários, estudos dos tipos de solo, bolo de água e experiências com fogo para comprovação da existência do ar, e, por fim um acampamento tendo como base os elementos naturais (terra, água, fogo e ar) fundamentais para sobrevivência neste contexto.

“Ver a as crianças aprendendo em contextos tão ricos e potentes e a capacidade que elas têm de se maravilhar, de construir conhecimento em processos relacionais ativos e originais é muito gratificante”, declarou a diretora.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.