Barueri fica em quarto lugar em Índice de Desenvolvimento Nacional do Sebrae

O município de Barueri conquistou o quarto lugar no Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (ISDEL), feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cidade ficou atrás apenas das capitais São Paulo e Curitiba (PR) e do município paulista de São Caetano do Sul no ranking nacional, estando à frente de várias capitais e municípios de grande e médio portes, alguns deles centrais em suas respectivas regiões metropolitanas.
O ISDEL é uma medição que tem por objetivo aferir o estágio de desenvolvimento das cidades brasileiras. O estudo posiciona os territórios numa escala de 0 a 1, de modo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico. Mede 106 variáveis, agrupadas em indicadores, sendo composto por cinco itens que dão a média final na avaliação da cidade: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
Plano de gestão
“Barueri está sempre liderando os principais índices brasileiros com relação à força econômica e de trabalho. Não é por acaso. O plano dessa gestão é muito focado no desenvolvimento”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (Sict), Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo.
O município teve as maiores pontuações nos itens “Inserção competitiva” (0.851) e “tecido empresarial” (0.830). As demais notas foram as seguintes: “capital empreendedor” (0.618), “governança para o desenvolvimento” (0.729) e “organização produtiva” (0.39). Na média geral, Barueri marcou 0.734. A capital São Paulo, melhor colocada no ranking geral, teve 0.785, seguida por Curitiba e São Caetano, com 0.749.
O item “Inserção Competitiva” compõe um conjunto de ações necessárias para que a cidade se posicione no sentido de dinamizar sua economia, tornando-se atrativa a investimentos. O foco do quesito está no modo como o município se relaciona com parceiros e investidores além de suas fronteiras.

Redes formais e informais
No quesito “Tecido Empresarial” o que interessa são as redes formais e informais de empreendedores, que atuam coletivamente tanto para promover quanto proteger os negócios dos atores envolvidos. Também mede a facilidade de interlocução entre o grupo.
“Não temos medido esforços para cumprir esses objetivos e os resultados vêm aparecendo frequentemente. Temos nos destacado mesmo durante a pandemia e enfrentando a crise mundial, sinal de que estamos no caminho certo”, completa Magoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.