Barueri vai sediar Olimpíada Brasileira de Robótica

A cidade de Barueri vai sediar no próximo domingo, dia 7, uma importante fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A etapa regional terá a participação de mais de 30 equipes representando diversas cidades do estado de São Paulo e será realizada na Emef Estevan Placêncio (av. Arnaldo Rodrigues Bittencourt, 1428, Nova Aldeinha), das 8 às 18 horas, com entrada franca.

OBR atua como instrumento para a melhoria da educação e estimular os alunos para carreiras técnico-científicas, e é destinada a estudantes do ensino fundamental ao médio. Nessa categoria de modalidade prática que acontece em Barueri, os robôs simulam um ambiente real de acidente, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs.

Os vencedores garantirão uma vaga para a próxima etapa. No local, além das disputas entre as equipes, terá praça de alimentações ambientes para encontros dos amantes da robótica, entre outras atividades.

Barueri atuando no evento
A Secretaria de Educação de Barueri também está incentivando os estudantes da rede a prestigiarem o evento, que vem sendo considerado um dos mais importantes do cenário nacional, no incentivo a práticas inovadoras e tecnológicas.

De acordo com o secretário de educação de Barueri, Celso Furlan, o fato de a cidade sediar um evento como esse é motivo de muito orgulho. “Nossa educação está caminhando para ser uma das referências no que se diz respeito à Educação Tecnológica. Vamos investir sempre em iniciativas como essa”, comentou.

As Olimpíadas acontecerão na cidade devido à grande visibilidade que o município está ganhando por conta da implementação de projetos de tecnologia educacional, como a Sala Maker, que atende cerca de oito mil alunos da rede municipal. As aulas têm conteúdo como robótica, impressora 3D, arduino (pequeno computador programado para realizar uma determinada função), drones, entre outras inovadoras iniciativas.

Todos os professores do projeto Sala Maker receberam treinamento especial, ministrado pela equipe da Olimpíada Brasileira de Robótica. Eles atuarão como juízes das provas que acontecerão em Barueri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.