Bancários cobram apoio de vereadores osasquenses em favor dos bancos públicos

Em Audiência Pública ocorrida na noite desta quarta-feira (17), na Câmara de Osasco, representantes dos sindicatos que congregam a categoria dos bancários cobraram apoio do Legislativo na luta pela valorização dos bancos públicos.

Promovida pela Comissão de Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos Municipais, a pedido do vereador Emerson Osasco (Rede), a Audiência contou com a participação de trabalhadores do setor e sindicalistas.

Funcionário do Banco do Brasil há mais de 20 anos, Felipe Aurélio falou sobre o papel dos bancos públicos e o processo de enfraquecimento que essas instituições vêm enfrentando no Brasil.

Segundo Aurélio, no final da década de 1990, o Banco do Brasil passou a ser uma empresa de economia mista, que visa ao lucro. Os bancários acreditam que essas mudanças distanciam os bancos públicos de sua função principal, que não é gerar lucro, mas desenvolver o país.

Segundo Aurélio, o Banco do Brasil é a instituição que financia “quase que a totalidade da agricultura familiar, que produz alimento para a população”.

O bancário Antônio Cordeiro falou sobre o papel da Caixa Econômica Federal que, ao contrário do Banco do Brasil, ainda é uma empresa 100% pública. “A Caixa é o banco do povo brasileiro e passa por um processo de sucateamento feito pelo governo federal”, denuncia.

De acordo com ele, em 2016, a Caixa chegou a ter 105 mil empregados e hoje esse número é de apenas 84 mil, o que prejudica o atendimento e cria uma imagem negativa do banco perante a população.

“Quando a gente tem uma empresa como a Caixa, ela tem que ser preservada e reconhecida. Por isso, nós aqui do Sindicato dos Bancários estamos procurando fazer esse debate em todas as câmaras municipais para que a população tenha consciência”, acrescenta.

Fim de Semana

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1043/2019, de autoria do deputado David Soares (União-SP) visa autorizar a abertura das agências bancárias aos sábados e domingos.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Valdir Fernandes, o Taffarel, o projeto é negativo para a categoria, que já sofre com a falta de segurança nos dias de semana.

Além disso, ele acredita que a abertura dos bancos nos fins de semana só servirá para que os bancários promovam a venda de produtos – uma vez que 64% das transações bancárias são feitas pela internet.

Taffarel cobrou do vereador Emerson uma Moção de Apoio à luta dos bancários. “Nós estamos lutando contra o sistema financeiro nacional, o mais poderoso do Brasil hoje”, concluiu.

O encontro contou ainda com a participação do diretor do Sindicato dos Petroleiros, Alexandre Castilho, que defendeu as empresas públicas e enfatizou o trabalho da Petrobras como geradora de riquezas para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.